5 tipos de anúncios no Google Ads

Por mais que o uso do SEO e do marketing de conteúdo seja bastante eficaz para gerar tráfego para o seu e-commerce, muitas vezes é preciso ir além. E, quando a sua estratégia de marketing digital inclui anúncios, não há como não pensar no Google Ads.

Com a produção de conteúdo otimizado, você tenta atrair, de maneira orgânica, visitantes que têm interesse em algum tema que você abordou e sobre o qual você tem conhecimento. Alguns, lá na frente, se tornarão clientes. Outros não. Já o Google Ads é publicidade, mesmo. É fazer, na internet, o que grandes marcas faziam na televisão, por exemplo.

Afinal, o que é o Google Ads?

O Google Ads, que muita gente ainda conhece pelo nome antigo, Google Adwords, nada mais é que o serviço de venda de anúncios do Google. Com ele, qualquer empresa pode anunciar sua marca, seus produtos e seus serviços para milhões de pessoas na web.

Além disso, você escolhe como e quanto quer investir, com base no orçamento e nos objetivos de suas campanhas digitais. Por exemplo, uma marca pode escolher pagar por cada clique, impressão, visualização ou conversão gerada por aquele anúncio.

Caso ela queria gerar 100 cliques, assim que o número é atingido ela pode parar de anunciar. Simples assim!

Tipos de anúncio do Google Ads

Como as pessoas consomem conteúdo na internet das mais variadas formas, o Google Ads oferece anúncios em diferentes formatos. A seguir, você conhecerá um pouco mais sobre cada um deles.

Rede de pesquisa

Trata-se do tipo de publicidade mais comum no Google Ads.São aqueles primeiros resultados, que se diferenciam dos demais exatamente porque neles está escrito “anúncio”.

Quer dizer que a empresa pagou para que quando alguém digitasse a palavra-chave que você visitou aquele site fosse exibido entre os resultados. Este tipo de anúncio é uma boa opção para quem tem um e-commerce e quer aumentar as vendas.

Display

O display nada mais é que um banner exibido quando você acessa um site ou um blog. Quando o visitante clica nele, é direcionado para o seu site, o que pode gerar uma venda. Ele deve ser exibido em páginas que têm relação com o seu produto ou serviço ou cujo público-alvo é o mesmo que o seu.

É uma opção para gerar vendas, mas também para dar força à sua marca. Até porque o anúncio é exibido de maneira destacada. E, quando alguém o vê com frequência, em páginas dedicadas a determinado assunto, passa a encarar sua marca como uma autoridade sobre aquele tema ou a associá-la àquele assunto.

Youtube

Quando o assunto é o Youtube, o Google Ads oferece uma série de possibilidades que estão ligadas à verba disponível, ao público-alvo e aos objetivos do anunciante. Por exemplo, os anúncios podem entrar no começo, durante ou no fim do vídeo. Podem ser mais curtos ou mais longos. E podem ter ou não a possibilidade de o usuário pular aquela propaganda depois de alguns segundos.

Com tanta variedade, esse tipo de anúncio pode ser usado para gerar vendas ou lembrança de marca, mas seu uso deve ser cuidadoso. Tenha em mente que boa parte das pessoas não quer ser incomodada com um anúncio, enquanto assiste a um clique musical ou um show de stand up comedy. Logo, se você forçar muito a barra, pode “se queimar” com aquele usuário.

Aplicativo

É o tipo de anúncio que envolve todos os espaços já citados, casos de rede de pesquisa, display e Youtube, mas é voltado apenas para dispositivos móveis. Tem a finalidade de incentivar o usuário a baixar o aplicativo da sua empresa.

Google Shopping

Trata-se, literalmente, de um “shopping” do Google. Aí o foco é claro: gerar vendas. É aquele espaço, no topo da página, no qual, quando alguém faz uma busca, aparecem vários anúncios de produtos relacionados àquela pesquisa.

Neste caso, é diferente do anúncio na rede de pesquisa, que exibe o site da marca como se fosse mais um resultado da busca. Pelo Google Shopping,  Google Ads exige uma foto do produto em miniatura e até o preço. Para que, caso haja interesse, o usuário clique na imagem e vá direto para a página de compra daquela empresa.

Dicas

Campanhas digitais eficientes exigem estratégia. Por exemplo, o remarking, que faz com que alguém que não concluiu uma compra se lembre e seja convencido a fechar negócio.

Além disso, como já foi destacado. Caso tipo de anúncio no Google Ads foca em públicos e objetivos diferentes e, para dar resultado, precisa ser usado da maneira, nos canais e na intensidade certa. Por isso, antes de sair por aí e gastar dinheiro sem ter uma estratégia de marketing digital, fale com a A&P Web e conte conosco.