Descubra a diferença entre inbound e outbound marketing e qual a melhor para o seu negócio.
Por quantos conteúdos publicitários você foi impactado hoje?
Apenas passeando aqui pela rede, sem nenhuma pretensão, esse número pode chegar a 10.000 propagandas. É surpreendente!
De um lado, um mar de pessoas, do outro, as marcas lutando por despertar interesse. Para que essa disputa por atenção seja um pouco mais direcionada e os esforços recompensados, existem as estratégias de INBOUND marketing e OUTBOUND marketing.
Continue lendo para saber mais sobre o assunto.
Inbound Marketing: o que é e qual o seu principal objetivo?
Em sua definição mais básica, o conceito de inbound marketing quer dizer marketing de atração. Ir atrás do cliente não é o caminho neste caso, mas despertar a atenção dele para que ele faça o inverso e venha até a sua empresa.
O objetivo principal é atrair e fidelizar a clientela.
Conceitos importantes do Inbound Marketing
- Funil de vendas
- LP (Landing page)
- SEO (Search Engine Optimization ou Otimização de Mecanismos de Busca)
Funil de vendas: entendamos a jornada do cliente como um funil que vai se estreitando. O objetivo do seu negócio é atrair o cliente para dentro desse funil e fazer com que ele percorra todo o caminho até a compra e a fidelização.
Landing page: quando um visitante chega até sua rede social, ou ao seu site, por exemplo, ele não passa de um visitante e você não tem nenhum contato dele. Ao disponibilizar um formulário ou uma landing page que possa falar melhor da sua marca ou serviço e captar informações por meio de preenchimento pelo próprio visitante, este passa a ser um lead, ou um possível cliente. Você passa a ter dados para fazer um contato direto.
SEO: quanto mais otimizado o seu conteúdo para os buscadores da internet, melhor o seu rankeamento e, consequentemente, menor a necessidade de investir em mídias pagas, gerando menos custo.
Bem, agora vamos ao Outbound Marketing.
Outbound marketing: o que é e qual o principal objetivo?
É o marketing tradicional, velho de guerra. Ao invés de fazer com que os clientes venham até você, é a sua empresa que oferece seus produtos e serviços para captar os clientes. O outbound marketing também está presente no universo do marketing digital: banners, e-mail marketing, pop-ups são alguns exemplos.
São mídias mais caras.
Ambos têm o mesmo objetivo: vender (ou converter) e fidelizar clientes.
Na prática
Uma empresa pequena que cria um blog dentro do seu site, utilizando técnicas de SEO, inclui o link de uma LP nas redes sociais e dispara um e-mail marketing para a sua base, está trabalhando o inbound marketing, tentando trazer para dentro do funil os leads.
Já o supermercado de bairro, que faz distribuição de encartes e veicula spots no rádio, está trabalhando o outbound marketing.
Ambos podem ser trabalhados juntos, na mesma estratégia, como por exemplo através de:
- parcerias e indicações
- loja física e loja online
- eventos online e eventos presenciais.
Conclusão
As estratégias de outbound marketing são mais caras que as de inbound marketing e, nos últimos anos, o marketing de atração ganhou muito espaço. O que não impede que ambos sejam trabalhados em conjunto.
Contratar uma agência de marketing, que entende do assunto e já vive esse tipo de realidade no seu dia a dia é a solução mais assertiva.
Pense nisso.
Acompanhe o nosso blog. Posts novos toda semana.