Curva de crescimento de usuários do Threads sofre queda após boom inicial.
Lançada no Brasil em 06 de Julho deste ano, a nova rede social da Meta, Threads, chegou com pompas e muito barulho. Após apenas 1 hora alcançou a marca de 1 milhão de usuários, sendo a mais rápida a conseguir tal feito. E 100 milhões em 5 dias. Mas após algumas semanas do lançamento, a curva de crescimento do Threads sofre queda.
Os dias passaram e a novidade continuou a todo vapor. Cada vez mais e mais usuários aderindo ao Threads, com funcionamento muito parecido com o do Twitter ou X, como está passando a ser chamado, mas totalmente conectado ao Instagram, inclusive, ao aceitar o Threads, seu cancelamento só é possível com o cancelamento da conta do Instagram junto.
Os dias viraram semanas, a marca de 100 milhões de usuários foi alcançada, mas aquele boom inicial deu uma esfriada e a curva de crescimento sofreu sua primeira queda após algumas semanas da inauguração.
Mesmo com essa queda no engajamento, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, espera alcançar 1 bilhão de usuários em sua plataforma.
Outras redes sociais do mesmo grupo continuam crescendo, como é o caso do Facebook, por exemplo, que ultrapassou 3 bilhões de usuários mensais, segundo a empresa.
No Threads crescem os comentários do tipo “isso aqui está um deserto” ou “alguém ainda usando como no início?”. Com toda esta quantidade de gente, ainda não dá para saber se o Threads terá o mesmo destino do “Clubhouse“, que saiu de cena de repente mesmo depois de todo o fuzuê do lançamento. Mas é perceptível que o hype, de fato, não continua mais o mesmo.
Relembrando
Fazendo uma breve retrospectiva, o app suporta links, fotos, vídeos de até 5 minutos e textos de até 500 caracteres. Não é possível enviar mensagens diretas, nem versão para desktop. Não possui hashtags ou busca por palavras-chave, pontos fracos para ações em parceria com anunciantes ou acompanhamento de eventos em tempo real, como no principal concorrente direto.
Segundo Zuckerberg, fazer com que o threads se traduza em dinheiro, ou seja, a monitização no software, é um passo a ser pensado após atingir 1 bilhão de usuários, o que ainda está bem diferente da faixa dos 100 milhões.
Vamos continuar de olho, acompanhando os próximos acontecimentos desse embate de gigantes na rede.
Acompanhe nossas redes sociais, @aepweb_br e nosso blog. Publicamos novos artigos toda semana.