Perfil nas redes sociais, blog, e-mail marketing… Marketing digital: por onde começar?

Como escolher as melhores opções para começar a ter sucesso no marketing digital?

Voltando à definição de alguns anos atrás, marketing e comunicação social andam de mãos dadas. Marketing é comunicar de acordo com o comportamento do consumidor. Daí vem aquela velha conversa de fazer com que o seu público sinta necessidade de obter alguma coisa que ele nem sabia que precisava.

Pois bem, vivendo na era digital, com o crescimento das redes sociais, realidade virtual, metaverso, ambiente online e com as novas gerações já nascendo e crescendo nesse ambiente, é lá que as empresas querem estar. Parte de “reduzir o esforço para vender” está em estar mais próximo e reduzir cada vez mais o espaço empresa – consumidor. 

Como iniciar o marketing digital? 

Alguns passos são fundamentais e devem ser seguidos para alcançar sucesso. Vamos a eles:

#1. Defina claramente seu objetivo

Sabendo onde quer chegar é mais fácil traçar que estratégias seguir. 

  • Melhorar o posicionamento da marca
  • Gerar mais leads para o site
  • Aumentar as vendas
  • Conquistar novos clientes

Esses são alguns exemplos de objetivos. Atirar para todos os lados NÃO é uma boa saída. 

#2. Conheça o seu público

Para quem sua empresa, marca ou produto quer se comunicar? 

  • Idade
  • Gênero 
  • Localização geográfica
  • Preferências

É preciso saber do que o público-alvo gosta, testar o uso de enquetes ou formulários para conhecê-lo, pesquisar seus interesses e buscar conexão com eles. 

Criar uma persona é um passo importante para o sucesso da estratégia. 

#3. Determine sua presença digital 

Escolha suas redes sociais, site ou blog, uso de ferramentas como o e-mail marketing, por exemplo e siga seu caminho. 

Lembre-se que essas escolhas têm como base as etapas anteriores já vistas aqui. 

É importante ter consciência de que cada canal de marketing digital tem um propósito e uma estética: enquanto o Instagram e o Tik Tok são eficazes para imagens e vídeos curtos, um blog tem um conteúdo mais denso e longo, fazendo uso, junto com o restante do site, de estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para melhorar o alcance e aumentar a visualização e o público atingido. TEMOS OUTROS POSTS SOBRE O ASSUNTO. CONFIRA.

Um detalhe importantíssimo é ter conhecimento de que, no ambiente digital, o ÚNICO espaço da sua marca, de fato, é o seu site. SAIBA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO AQUI. 

#4. Confira os resultados

Uma das grandes e vantajosas diferenças entre o marketing tradicional e o marketing digital é a quantidades de métricas disponíveis e a velocidade que temos acesso a elas. 

Não basta focar apenas nas estratégias sem definir o período (curto) para conferir os resultados do que foi feito até então. 

É esse tipo de ação que ajuda a descobrir se o trabalho feito está surtindo efeito ou se é preciso redefinir alguns pontos. 

  • Verificar o tráfego do seu site 
  • Que publicações estão gerando maior engajamento nas redes sociais
  • Considerar o ROI (Retorno Sobre o Investimento) para entender se o dinheiro disponível foi bem aplicado.

Essas são algumas formas de conferir o planejamento e perceber se está trazendo lucro para o seu negócio. 

#5. Busque ajuda de profissionais

Se você nunca lidou com marketing digital, após ler esse post já tem ideia de como funciona, mas talvez não esteja apto ainda a desenvolver toda uma estratégia sozinho. 

Não se preocupe, para isso existem os profissionais da área e contratar uma consultoria / assessoria de marketing digital pode ser o mais adequado no momento. Essa decisão com certeza será mais assertiva. 

Conclusão

O leque de opções do marketing digital é grande. Boa presença online e bons resultados de negócio são possíveis. É preciso se preparar para explorar as opções. 

Pesquisar, conhecer melhor as técnicas, planejar, testar, são ações que precisam estar previstas e organizadas durante o processo. 

Se você precisa de ajuda, chame um time de especialistas