Google Analytics: como configurar corretamente e entender os números?

Você conhece o Google Analytics? Sabe como usá-lo?

Se você tem um site e, como já vimos em outras ocasiões, é imprescindível que tenha, precisa conhecer o Google Analytics e se utilizar dos benefícios que esse serviço pode oferecer. 

O Google Analytics é o serviço de monitoramento de marketing digital oficial do Google. Gratuito, é capaz de coletar dados de acesso, navegação em sites e apps e comportamento, através de código de rastreamento. Organiza e transforma estas informações em relatórios, facilitando a leitura do cenário. Esta é a sua principal função. 

Análise de tráfego, otimização de sites, testes diversos (qual cor é mais aceita para a página inicial: amarela ou vermelha?, por exemplo), entre tantas outras, também são funções disponíveis nesta ferramenta, o que facilita, e muito, a tomada de decisões estratégicas de marketing. 

Atualmente chamada de GA4, a plataforma está em constante evolução desde de 2005 e está em sua 4ª geração.  

Mais especificamente, o Google Analytics, quando corretamente configurado, é capaz de dar acesso ou fornecer os seguintes dados: 

  • Personalização: cria relatórios ou alertas personalizados.
  • Tempo real: coleta de dados como localização, origem da visita, conversões, entre outros, em tempo real.
  • Público-alvo: tráfego, navegação, número de sessões, visualizações, taxas de rejeição, entre outras informações da sua audiência. 
  • Aquisição: usuários que foram captados por meio de tráfego orgânico, campanha do Google ADS, redes sociais e por aí vai. 
  • Comportamento: como se comporta o usuário dentro do seu site, tempo de permanência, que páginas acessa e traçar o perfil desse visitante. Também informa a velocidade das páginas. 
  • Conversões: através de funil de vendas, e-commerce ou metas definidas pelo proprietário.
  • Descobrir os canais que mais convertem.
  • Segmentar por idioma, idade, sexo e até pontos de interesse (esporte, moda, culinária)
  • Identificar os conteúdos que mais convertem.

É realmente muito rico em dados e informações. 

Como configurar o Google Analytics

O Google Analytics coleta dados de qualquer site através de um código, gerado unicamente para o usuário, garantindo a confidencialidade das informações. 

Este código é um javascript e a instalação da ferramenta é basicamente a cópia desse javascript no site. 

Se o proprietário utiliza o WordPress, a configuração é ainda mais simples: requer seu ID ou UA (Código de Acompanhamento), com plugins como Google Analyticator ou MosnterInsights. 

Com uma conta do Google, é preciso acessar o Google Analytics, criar sua conta, seguir as orientações e, ao concluir as recomendações sugeridas, o código javascript e o ID estarão disponíveis. 

Dentro do Google Analytics existe uma organização de setores e dentro de cada um deles, uma hierarquia: 

  • Conta: Nível mais alto. Aqui tem início todas as demais. É possível criar e gerenciar até 100 contas diferentes por conta criada. 
  • Propriedade: Sites ou Apps que deseja monitorar. É possível incluir até 50 propriedades por conta. 
  • Visitas de propriedade: Aqui são definidos como os dados de uma propriedade serão acessados. É possível criar metas, determinar que informações deverão ser anotadas, entre outras atividades.

Para garantir que os dados solicitados e os filtros configurados sejam transformados corretamente em relatórios, é importante que a sua conta no Google Analytics esteja sempre organizada. Esta é uma boa prática que deve ser sempre seguida.  

O que é o Google Analytics 360? 

O Google Analytics é uma ferramenta super completa do Google e é oferecida de forma gratuita aos usuários. 

Ainda assim, algumas necessidades, normalmente de empresas muito grandes, não são atendidas por esta versão. Então foi lançado o Google Analytics 360 (GA 360), que funciona como um upgrade da versão gratuita e é ainda mais específico na coleta, integração e conversão de dados em relatório. 

O objetivo primeiro do Google Analytics 360 é satisfazer clientes que ultrapassam o consumo de hits mensais que a opção gratuita oferece (que é de 10 milhões). 

Além da quantidade de hits, que outros benefícios têm a versão paga?

Como vimos, os hits da versão paga ultrapassam os 10 milhões da versão gratuita. Para deixar claro, hits são TODAS as ações que a ferramenta realiza: velocidade, exibição de tela e página, redes sociais, eventos, e-commerce. 

Além deste benefício: 

Redução de atraso: Visualização das informações em minutos, até no máximo 4 horas, ao invés das até 12 horas da versão gratuita. 

Amostragem: Amostragem apresentada quando excede 100 milhões de sessões e análise de relatórios sem dados de amostra. Garantia de até 2 bilhões de acessos por mês. 

Exportação: Até 3 milhões de linhas. Bem diferente das 50 mil linhas da versão grátis. 

Métricas e relatórios: Permite visualizar até 200 métricas personalizadas, contra 20 da outra versão. E acumula relatórios das diversas propriedades. 

O universo digital é realmente fascinante e tem facilitado cada vez mais o dia a dia dos seus usuários. 

Apps, ferramentas, novos serviços estão sempre surgindo e se evoluindo. 

Se precisar de uma ajudinha com marketing digital, procure uma agência ou profissional especializado. 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe.