Sua empresa tem presença digital, mas não decola?
Na maioria das vezes acontece por falta de uma estratégia clara de comunicação ou vendas, voltada para o ambiente digital.
Além disso, suas postagens precisam se conectar com a sua persona, ter uma frequência adequada sem perder a qualidade, além de textos otimizados.
Se o objetivo final for vender, além dos posts, os anúncios devem ser criados de maneira que despertem o interesse do consumidor.
Mas, se a intenção for estreitar o relacionamento com o seu cliente, será necessário produzir conteúdo engajador. Não há maneira mais óbvia que levando até ele conteúdo de qualidade, que gere engajamento.
Parece simples, mas montar uma estratégia sólida é tarefa que exige dedicação e planejamento.
Atualmente temos ao nosso dispor uma série de ferramentas que só o ambiente digital nos proporciona.
Sua empresa está lidando de forma profissional com esses recursos?
- Frequência de postagens: chegar a uma quantidade adequada e manter-se constante.
- Linguagem utilizada: para quem você fala? Com quem se comunica? Falar com crianças é diferente de falar com residentes de medicina, por exemplo. Quem é seu público-alvo?
- Comunicação com sua persona: é preciso “desenhá-la”.
- O que é persona?: seu cliente ideal, “desenhado” através do detalhamento do seu público alvo.
- Qualidade das imagens: rede social profissional é coisa séria. Se a ideia for “publicar por publicar”, não o faça.
- Preocupação apenas com as curtidas: já deixou de ser uma métrica relevante faz tempo. “O quanto você engaja?”, isso sim tem valor.
- Mecanismos de busca na internet: Google, Bing, Yahoo, entre outros.
- Palavras-chave: apenas uma palavra ou um conjunto delas. É a forma como o seu lead “busca” suas dúvidas nos motores de buscas da internet. A sua intenção é transformar o seu site na resposta.
- Sabe o que é um texto otimizado?: é uma forma de transformar o seu site na resposta para as dúvidas dos leads, que citamos no item acima.
- E copywriter SEO?: é quem escreve esses textos otimizados.
O marketing digital é relativamente jovem, mas não é “ingênuo”. Muitos foram os benefícios trazidos, várias foram as facilidades, mas é preciso lidar bem e saber usar as ferramentas, em conjunto, para colher bons frutos dessa jornada.
Se você está com alguma dificuldade no assunto tratado neste post, peça ajuda.
Gostou desse post? Compartilhe.