HUMANIZAR. Segundo definição dicionarizada, tornar humano, ser benévolo, afável, tratável. Mas como humanizar minha marca?
Humanizar uma marca é levar em conta empatia e ética, gerando conexão com o seu cliente através da percepção e do entendimento das suas dores, necessidades, motivações, sentimentos.
As estratégias de marketing tornaram-se muito mais elaboradas. Não basta simplesmente ter um bom produto e anunciar. Uma série de conceitos estão presentes e, na hora de optar por esta ou aquela marca, o consumidor não leva em consideração apenas a “necessidade” (que nem sempre existe, mas foi criada) mas uma série de outros fatores: esta marca contribui para o meio ambiente? foi testada em animais? faz algum tipo de contribuição à sua comunidade?
Não basta simplesmente TER, POSSUIR, mas além de satisfazer essa vontade, uma vários outros quesitos são preenchidos em conjunto.
A oferta é grande, as opções de escolha são muitas.
Como uma empresa humaniza, então a sua marca?
- Estilo próprio
Cópias e vários do mesmo tipo já não são mais aceitos. É preciso achar um estilo próprio, que favoreça o seu produto e demonstrar isso ao seu público.
Ache o seu tom de voz, entenda o seu público e, principalmente, seja autêntico.
- Conte histórias
O storytelling, mais que contar uma simples narrativa, é uma técnica para contar histórias utilizando elementos específicos (seja um lugar, um personagem, um conflito) com o objetivo de torná-la inesquecível.
Esse tipo de coisa aproxima. As pessoas se conectam mais quando sabem como sua marca começou, que obstáculos teve que enfrentar, algo que te inspira.
- Bastidores
Qual a rotina da sua empresa? O que acontece nos bastidores. Vale processo de fabricação, arrumação de estoque, o “corre” para conseguir alguma matéria-prima.
Seu público fica mais interessado quando conhece mais, quando sabe quanto tempo leva, qual a ordem das coisas.
Mais do que apenas sobre marcas, serviços, produtos ou eventos, o marketing é sobre relações humanas.
As pessoas reconhecem um conteúdo humanizado e é mais fácil ser atraído por ele.
Não é à toa que o marketing de influência tem sido tão valorizado e influenciadores e criadores de conteúdo digital estão na crista da onda. Engana-se quem acredita que estão ali apenas para divulgar um produto ou serviço. Não, não. O objetivo é mais amplo: propagar propósitos e valores.
E por aí? Como anda a sua marca, seu produto ou seu serviço?
Pense nisso.
E fique atento aos nossos artigos.
Conteúdo produzido por A&P Web.