Com a eclosão recente do marketing digital, no seu viés conteúdo e gerenciamento de mídias sociais, dois termos ganham as rodas de conversas dos especialistas e entusiastas do assunto: inbound e outbound marketing.
A diferença pode parecer rasa mas, os conceitos desses dois termos superam a linha do óbvio.
Quer saber mais sobre esses assuntos? Siga lendo, pois no post de hoje vamos falar exatamente sobre a distinção entre um e outro.
O queridinho de todos: o Inbound Marketing
A maioria dos especialistas em Marketing Digital, teve seu primeiro contato com o ambiente a partir do Inbound Marketing, também conhecido como marketing de conteúdo, a paixão de todos nós.
Nos últimos anos, o conteúdo de valor se consolidou como a pedra de toque das relações entre marcas e seus clientes, e a expectativa é que assim continue pelo próximo milênio.
Brincadeiras à parte – ou não – fato é que a primeira preocupação que se tem nos estágios iniciais do planejamento de conteúdo, é com ele próprio: o conteúdo.
Quatro atores protagonizam essa paisagem: a marca, a persona, o conteúdo e o mercado.
Vamos saber mais sobre eles?
A marca e o mercado
Por mais óbvio que possa parecer, a marca significa justamente isso, uma marca. Por isso que ela precisa marcar não só o mercado onde ela está inserida, mas também o cliente que ela quer alcançar.
O que melhor que o conteúdo de valor para fazer isso?
Especialmente se considerarmos que é ele o responsável por atrair e encantar o cliente, mas não só. Também por fidelizá-lo, o tornando assim um verdadeiro reprodutor de seus valores e da qualidade dos seus serviços.
O conteúdo e a persona
De nada adianta, por outro lado, um conteúdo que não gere o valor esperado ou que falhe na sua missão de encantar.
E aqui nós realmente estamos falando da venda pela venda. Não torne isso a pauta dos seus dias. Produza conteúdo de forma qualitativa e desinteressada, apenas dessa forma você vai despertar na sua persona – o seu cliente ideal – o interesse que ele precisa ter pra te procurar e se tornar o seu maior, melhor e mais eficiente publicitário.
Nem tão querido mas igualmente importante: o Outbound Marketing
Se o Inbound Marketing evita a venda agressiva é justamente isso que faz o Outbound Marketing.
Na verdade, a comunicação comercial agressiva permanece sendo evitada ainda que mecanismos de venda ativa sejam priorizados.
Associado a técnicas televisivas e radiodifusoras, o Outbound Marketing é a propaganda clássica, também encontrada em outdoors, panfletos e em outros meios de comunicação. Isso, no mundo físico.
No mundo digital, ele está presente em anúncios do Google, do Facebook, nas pop-ups e até mesmo na it girl do momento: a landing page.
O bom do Outbound Marketing é sua aptidão para métricas, já que ele possibilita a mensuração de resultados e a validação de estratégias. Isso graças a sua propensão para venda, o que o torna uma excelente ferramenta de coleta de dados.
Nem um, nem outro: os dois
Nenhuma estratégia deve ser adotada de forma isolada, mas sim, de forma harmonizada.
Apenas dessa forma é que se terá uma estratégia coerente, eficiente e que seja capaz de alcançar seus clientes e impactar seu mercado.
Se ela for executada por um time de especialistas nessas áreas, nem se fala. Sua marca alçará voos inimagináveis e será conhecida pelo valor que gera e pelo encanto que ocasiona.