SEO: Páginas aceleradas para dispositivos móveis
Brasileiros passaram pelo menos 5 horas na frente do celular, por dia, só em 2021. As informações são da App Mine, responsável pelo Relatório State Of Mobile, divulgado em 13 de janeiro de 2022.
A análise sobre o volume de compras realizadas pelo celular são impressionantes também de acordo com o mesmo relatório. Foram cerca de 170 bilhões de dólares gastos em aplicativos como Apple Store, dos dispositivos iOS e Play Store, do Google.
Ou seja, está todo mundo no celular e é bem provável que o seu cliente também.
Vamos ver algumas dicas de como aplicar técnicas de SEO e acelerar páginas para dispositivos móveis?
Siga com a gente e leia mais no post de hoje.
Relembrando o que é SEO
Do inglês Search Engine Optimization, SEO é um conjunto de técnicas que visam a otimização de conteúdos e pacotes de mídia para os mecanismos de busca.
Essas técnicas vão permitir que a sua página seja ranqueada nas melhores e também disputadas posições do Google. Ter uma boa posição de ranqueamento significa que sua página ou seu conteúdo vai aparecer para as pessoas assim que elas pesquisam alguma coisa relacionada com o tema.
Legal, não é mesmo? Pois é.
Por isso, essas técnicas de SEO são importantes. Não adianta muito produzir conteúdo e desenvolver presença de web se essa presença não está sendo vista por quem você mais deseja: seu potencial cliente.
Indexação que prioriza dispositivos móveis
Em 2019, o Google anunciou que vai priorizar conteúdos produzidos para a versão mobile. É o chamado mobile first index, ou seja, indexação baseada primeiramente em dispositivos móveis.
Essa priorização vem acontecendo desde março de 2018. E fez com que empresas e marcas tivessem de correr para adaptar seus portais à responsividade mobile, com o objetivo de aparecer mais nas pesquisas feitas no mecanismo de busca mais usado do mundo.
Os robôs do Google vasculham todo o conteúdo do seu site. Deste modo, a aplicação de estratégias de SEO permite que seu domínio fique bem posicionado quando de uma pesquisa na plataforma.
Usando AMP
O tempo de carregamento de uma página mobile é um fator de ranqueamento muito importante para bons resultados de engajamento e venda.
É nesse momento que surge a AMP.
AMP é a sigla Accelerated Mobile Pages, ou páginas aceleradas para dispositivos móveis, e que trata-se exatamente disso que o nome já sugere.
Arquitetura de sites otimizadas para um carregamento simples instantâneo e responsivo a experiência mobile.
Lembra que o Google anda priorizando as páginas cujo conteúdo é adaptável para a experiência móvel?
A AMP é uma configuração que vai permitir que uma versão simplificada da página seja carregada quase que instantaneamente a sua abertura.
Código aberto
O código aberto pode ser o pesadelo de muitas pessoas, o famoso HTML.
Isso porque, a AMP trata-se de uma ferramenta que demanda muita técnica de programação no seu manejo e, por isso, ela deve ser aplicada apenas por quem, de fato, entende do assunto.
Procure assessorias e suportes especializados em marketing digital e desenvolvimento web para posicionar sua página da forma adequada no Google e assim, comece a ver os primeiros resultados aparecendo.