5 dicas para ter sucesso nas redes sociais

Que as redes sociais são a nova it girl do momento isso é incontestável. É aquela velha máxima: a internet é o primeiro lugar para onde vai o cliente que quer comprar ou contratar um produto ou um serviço.

Mesmo que ele faça uma primeira parada nos mecanismos de pesquisa, certo que os resultados da busca, vão direcioná-lo para as redes sociais cujos perfis foram ranqueados. 

De um jeito ou de outro, o cliente em potencial vai parar no perfil social da empresa. 

Se é para rede social que vai o cliente que quer comprar ou contratar e você é um vendedor ou um prestador de serviço, não faz sentido desprezar a existência e o poder dessa ferramenta que a cada dia tem se tornado um mecanismo eficiente de prospecção e vendas. 

Além do mais, não só para empresários e empreendedores que servem as redes sociais. 

Elas têm se tornado uma ferramenta de engajamento para personalidades, sejam elas políticas, de entretenimento ou de estilo de vida. 

Os chamados influenciadores. 

No artigo de hoje vamos falar sobre 5 dicas práticas para ter sucesso nas redes sociais. Confira lendo mais no conteúdo que segue abaixo. 

Dicas práticas para ter sucesso nas redes sociais

O sucesso nas redes sociais depende de inúmeros fatores e a maioria deles consiste em ações práticas que devem ser realizadas e monitoradas.

Por mais subestimada que possam ser tais ações, e as próprias redes sociais, certo é que não basta criar um perfil e disparar publicações aleatórias. 

É preciso muito mais que isso. 

Confira abaixo algumas dicas para você que pretende bombar nas redes sociais

1. Tenha personalidade

A internet, especialmente no ambiente das redes sociais, já possui muito do mesmo. 

Por isso, ser diferente e pensar fora da caixa é essencial. Isso não significa performances sensacionalistas ou conteúdo esdrúxulo. 

O diferencial no posicionamento digital encontra-se justamente na personalidade da empresa que produz o conteúdo e no público que o consome. 

Isso é fundamental para cativar o público e, assim, gerar um ponto de proximidade importante entre quem fala e quem consome.

2. Tenha conteúdo relevante

Mesmo que as redes sociais ajudem a vender e a prospectar não são esses os seus únicos objetivos. 

No âmbito da internet e das mídias sociais, muito se fala em marketing de conteúdo. Trata-se de uma estratégia que tem por intuito educar em vez de vender. 

Essa educação acontece com a condução do cliente através de um caminho onde ele identifica suas necessidades, se depara com soluções para ela e, ao fim, realiza uma ação, que é a compra. 

Essa identificação de necessidade acontece a partir dos conteúdos que são disparados. Eles são os responsáveis não apenas por tocar na ferida do cliente mas como também por apresentar as melhores soluções para a sua dor. 

Por isso, mais que ofertar, é preciso que seu conteúdo seja educativo a ponto de fazer o cliente perceber que ele tem uma dor, que ele pode solucioná-la sozinho mas que seria muito melhor – e mais indicado – que ele comprasse seu produto ou seu serviço para resolver aquela demanda. 

3. Tenha frequência

A frequência é um dos principais elementos para uma estratégia de rede social bem sucedida. 

Primeiro porque o algoritmo das redes sociais vai identificar as publicações vindas de perfis com maior frequência de postagem. 

Veja que isso não significa produzir conteúdo a esmo, sem uma estratégia de fundamento ou ponto de partida. 

Pelo contrário, é justamente por causa disso que surge a necessidade de se ter um planejamento estratégico de conteúdo capaz de diluir os conteúdos em dias, e depois em semanas e meses, de modo a montar um calendário-cronograma de frequências.

E ainda. 

É preciso entender que quanto mais funcionalidades você utilizar dentro da rede social onde se publica, mais qualificado vai ficar seu conteúdo pelo algoritmo e, portanto, mais entregue ele será para as pessoas. 

O instagram, por exemplo, atualmente, conta com quatro funcionalidades para a produção de conteúdo: a grade, as histórias, os reels e o IG TV. 

Não necessariamente você vai postar conteúdo nos quatros canais, todos os dias mas, você pode pensar em como aproveitá-los da melhor forma de modo que seu perfil apresente frequência e uso das ferramentas disponibilizadas. 

4. Tenha um atendimento de excelência

Se um dos objetivos da sua estratégia de redes sociais é prospectar e alcançar clientes, é claro que em um momento ou outro, eles vão começar a esboçar suas dúvidas, seja nos mecanismos privados de mensagem, seja nos comentários das publicações. 

Logo, de nada adianta você ter uma mega estratégia de marketing digital se você não atende seus clientes com qualidade, excelência e dentro de um tempo de retorno satisfatório. 

Caso isso aconteça, o que você terá é um efeito ricochete. 

Em vez de se aproximar do seu cliente através das redes sociais, você vai afastá-lo pois quando ele mais precisou da sua empresa, ela não se fez presente de uma forma satisfatória. 

Quando o cliente quer solucionar uma de suas dores comprando um produto ou contratando um serviço, ele precisa que isso seja rápido e ágil, pois caso não fosse urgente, ele não estaria procurando uma solução e tampouco contatando sua empresa. 

Se você não responde ao seu chamado no tempo adequado – que deve ser o menor possível – a percepção que ele construirá de sua marca será negativa, pois ao invés de acolhê-lo, sua marca o irritou ainda mais. 

5. Tenha um suporte consultivo especializado

Muita coisa, não é mesmo? Sim!

O funcionamento de uma empresa acaba demandando atuações em muitas áreas que não apenas o marketing: financeiro, recursos humanos, jurídico, administrativo, atendimento, relação com fornecedores e etc. 

São tarefas e demandas que acabam tomando todo o dia do empresário que não tem outra saída que utilizar as redes sociais de modo aleatório: sem constância, consistência e coesão. 

E já se foi o tempo em que a cultura era subestimar o poder das redes sociais achando que a atividade dentro dela poderia se dar de qualquer forma. 

São inúmeros detalhes a serem reunidos dentro de uma estratégia que por sua vez, deve ser planejada, executada, mensurada e relatoriada

Por isso, é fundamental contratar um suporte profissional técnico e especializado de consultores e conteudistas que vão retirar essa demanda da sua mão, te tornando responsável apenas pela aprovação das ações que serão providenciadas para o marketing de sua empresa. 

Dessa forma, além de uma entrega especializada e que realmente vai alcançar quem precisa ser alcançado você terá mais tempo para se dedicar de modo integral a demandas empresariais tão importantes quanto o marketing de sua empresa. 

Por isso, contrate uma agência de marketing digital.