A psicologia das cores é um estudo que apresenta as diferentes formas que o nosso cérebro reage e se comporta em relação às cores. A partir desse estudo, é possível analisar como as cores influenciam no comportamento humano, seja pela criação de novos anseios e desejos, sentimentos e emoções.
De acordo com pesquisas, mais de 80% das pessoas pensam que a cor, e alguns outros elementos visuais, são os fatores mais importantes na decisão de escolher um produto. Logo, é realmente importante saber sobre tal assunto, como quais cores utilizar e o que elas significam, se é de seu interesse transmitir um tipo de informação, serviço ou produto.
Como aplicar a psicologia de cores no Marketing
Geralmente associamos as cores somente ao design de produtos e esquecemos da importância que as mesmas têm na estratégia de marketing de empresas de diferentes nichos.
A identidade visual é um dos tópicos mais importantes da sua estratégia. É a maneira pela qual o público reconhecerá a sua marca. Dessa maneira, é essencial que você tenha em mente a mensagem que você quer transmitir.
Escolher uma cor para a sua marca pode ser difícil, mas a psicologia das cores é essencial para o seu branding, pois como dito anteriormente, será como a sua empresa irá ser identificada e lembrada. Por exemplo, se pensarmos na cor azul, várias marcas passarão pela sua cabeça, como TIM, Ford, Samsung, entre outras.
Quando visualizamos cores quentes e fortes, como o vermelho, laranja ou amarelo, sentimos sensações relacionadas ao entusiasmo, excitação e alegria. Por outro lado, cores frias e atenuadas, como o azul, verde e branco, nos transmitem uma sensação de tranquilidade, relaxamento e plenitude.
Significado das cores
Saber o que cada cor representa e transmite, é o pontapé inicial para saber qual utilizar em seus produtos e estratégias. A seguir te contaremos o que cada cor significa, e assim, você terá a base para escolher a melhor para a sua estratégia de marketing.
Roxo: conhecida como a cor da realeza, o roxo remete a criatividade e a espiritualidade.
Rosa: transmite encanto, charme e empatia, além de estar relacionado com a compaixão, beleza e feminilidade.
Vermelho: é uma cor forte e vibrante que está diretamente relacionado a emoções vibrantes, como o amor, a paixão e a ira.
Laranja: significa humor, energia e entusiasmo.
Amarelo: transmite alegria e sabedoria. Também é conhecida como a cor do otimismo e da imaginação.
Verde: é conhecida como a cor da esperança, mas também significa crescimento e equilíbrio.
Azul: é a cor da segurança e lealdade, muitas vezes escolhido para representar a tecnologia.
Marrom: por remeter a terra, transmite sensações de equilíbrio e simplicidade.
Preto: é a cor mais objetiva e utilizada, por ser fácil de criar combinações e paletas de cor. Remete a sofisticação, poder, formalidade e elegância.
Branco: conhecida por ser a cor da paz, constantemente é relacionada a igualdade, limpeza, honestidade e pureza.
Faça a sua escolha
Agora que você já sabe o significado do que cada cor transmite, e a importância de saber escolher a cor apropriada para o seu negócio e estratégia de marketing, não deixe de testar qual funciona melhor para sua empresa e analise a maneira que os seu público irá reagir.
Saiba mais sobre outras tendências e ferramentas que podem ajudar na sua estratégia de marketing aqui no nosso blog.