Como usar o SEO para otimizar seu e-commerce

O crescimento do e-commerce no Brasil e no mundo obriga o dono de uma loja virtual a nunca ficar parado. Como a concorrência é pesada, ele precisa estar sempre em busca de formas de fazer o negócio se destacar. É aí que entram as técnicas de SEO.

Caso você ainda não tenha se atentado a isso e acha que seu website vai receber visitantes facilmente, é bom ler esse texto.

O que é SEO para e-commerce?

SEO é a sigla para “search engine optimization”. Ou, em português, “otimização para mecanismos de busca”. Clique aqui para entender melhor. Basicamente, o SEO ajuda o seu site a de destacar no Google. Algo importante porque, quando qualquer pessoa pesquisa sobre um produto ou serviço que ela pretende comprar ou contratar, ela normalmente só vai clicar, no máximo, nos três primeiros resultados.

Ou seja, se o seu site não estiver em destaque, a chance de você conquistar aquele cliente diminui bastante. Caso o seu e-commerce só apareça na segunda página de resultados, então, a chance de ele ser encontrado é quase zero.

Neste caso, as técnicas de SEO visam garantir que seu site se enquadre nos parâmetros e siga com critérios que o Google utiliza para definir o que será mostrado antes.

Técnicas de SEO para e-commerce

O SEO para e-commerce oferece um universo bastante amplo de possibilidades. A seguir, vamos listar alguns dos mais comuns e que mais podem trazer retorno para o seu negócio.

Use palavras-chave

Palavras-chave, em SEO, são aqueles termos mais usados por quem faz buscas no Google. E, para se dar bem, é preciso conhecer seu cliente. Vamos imaginar que você tenha uma floricultura, venda pela web e entregue em domicílio. Como as pessoas buscam, no Google, serviços como o seu? Pode ser “flores a domicílio”, “flores entrega”, “flores entrega rápida”… enfim, há várias possibilidades.

E, quando você descobre as palavras e os termos mais usados – e há ferramentas para isso – e os distribui estrategicamente no seu site, as chances de ele aparecer entre os primeiros resultados do Google disparam. 

Palavras-chave nas categorias

Vale reforçar o que foi dito acima: as palavras-chave, em SEO, devem ser usadas estrategicamente. Não adianta colocá-las em todo lugar, já que o Google é capaz de identificar essa “sabotagem” e deixar o seu site lá entre os últimos resultados.

E um dos pontos estratégicos do SEO para e-commerce é exatamente a questão das categorias de produto. Isso porque as palavras-chaves, quando exibidas em títulos e subtítulos, têm um peso maior e aumentam as chances de um bom ranqueamento.

SEO para imagens

Seu e-commerce, imagina-se, contém várias imagens sobre os produtos que você vende. É também possível utilizar técnicas de SEO em imagens. Você pode entender melhor aqui. Mas saiba que os nomes das fotos, por exemplo, também devem ser claros, de fácil leitura pelo sistema do Google e conter as palavras-chave ideais para o seu conteúdo.

Para que seu site se destaque em um mecanismo de busca, é melhor que uma imagem seja nomeada como “tenis_vermelho_feminino” do que como “IMAG01” ou qualquer outro código gerado automaticamente pela câmera, quando a foto é tirada.

URLs

Quando se pensa em SEO para e-commerce, as URLs, portanto os endereços do site e das páginas internas também merecem atenção. É fundamental que eles digam claramente do que tratam aquelas páginas. O que, aliás, além de ajudar o Google a fazer a leitura dos endereços e entender que tipo de conteúdo eles oferecem, a mesma coisa vale quanto ao usuário.

Seu site pode ser www.nomedasuamarca.com.br. E cada seção precisa ser nomeada de maneira objetiva. Por exemplo: 

  • www.nomedasuamarca.com.br/camisetas
  • www.nomedasuamarca.com.br/roupasfemininas

Links

Quando outras páginas estão linkadas e direcionadas para o seu e-commerce, o Google entende que seu site tem relevância, o que também pesa no ranqueamento dele nas pesquisas. Ou seja, é importante que você trabalhe em conjunto com seus parceiros comerciais, fornecedores, etc, para que as páginas deles façam links com as suas e vice-versa.

Outra estratégia é que as várias páginas internas do seu site também estejam linkadas umas com as outras.

Carregamento e mobile

O SEO vai além do texto, das palavras-chave e de outros conceitos já citados. Sites que carregam rapidamente e são mobile friendly, ou seja, funcionam bem também em celulares, têm mais chance de aparecer em destaque no Google. Isso porque o mecanismo de busca quer sempre oferecer ao usuário, além de conteúdo relevante, uma boa experiência. Algo que um site lento não oferece. Se quiser saber mais, é só clicar aqui.Por fim, vale deixar claro que citamos alguns dos pontos principais, mas a relação entre SEO e e-commerce é mais complexa. São várias as estratégias possíveis para turbinar o seu negócio. Por isso, na hora de buscar uma agência de marketing digital, conte com a A&P Web.