Qual o papel do blog no marketing digital das empresas?

Manter um blog atualizado e bem feito é algo praticamente obrigatório em uma boa estratégia de marketing digital para empresas. Mas algumas pessoas ainda têm dificuldade para entender qual a função dessa ferramenta.

É comum, por exemplo, gente que confunde os objetivos do blog e do website. E, quando isso acontece, o resultado nunca é o esperado. No geral, o blog tem um papel específico, que não é necessariamente vender. Mas nem por isso ele é menos importante. A seguir, vamos te ajudar a entender melhor essa ferramenta.

Como funcionam os blogs nas campanhas digitais?

Blog é a principal ferramenta do inbound marketing ou “marketing de atração”. Na maior parte dos casos, a função dele é gerar tráfego e atrair visitantes para o seu website – onde, aí sim, deve haver informações detalhadas sobre produtos e serviços e a pessoa pode fechar um compra – através do marketing de conteúdo. Para alcançar esse objetivo, a  ideia é ajudar as pessoas a resolverem seus problemas.

Vamos pensar de maneira prática. Alguém começa a planejar a próxima viagem de férias: esta pessoa tem vontade de conhecer o Nordeste, mas ainda está em dúvida e sabe que a região é muito grande. Provavelmente, ela digitará no Google “melhores praias nordeste” ou algo parecido. E aí entra o seu blog.

Se a sua empresa for uma agência de viagens que tem um blog e já fez um post como “Conheça as melhores praias do Nordeste”, provavelmente ele será um dos primeiros resultados da busca feita pelo possível cliente.

É importante, claro, que você ofereça conteúdo otimizado, produzido com o uso de técnicas de SEO. Ou seja, que tenha estudado aquilo que interessa ao seu público, quais palavras ele usa ao fazer buscas no Google, etc. Desta forma, a chance de o seu blog se destacar entre os milhares (e até milhões) de resultados das pesquisas dispara (clique aqui para entender melhor).

O usuário acessa o blog e vê informações detalhadas sobre cada praia, fotos maravilhosas, dicas de hospedagem, restaurantes e roteiros, além de depoimentos positivos de quem já esteve naqueles locais. Ele se entusiasma, decide que vai mesmo para o Nordeste e, provavelmente, entrará em contato com quem a ajudou a resolver aquele dilema: a sua agência de viagens!

Blog e funil de vendas

Você que leu o tópico anterior agora pode estar se perguntando: “mas e se a pessoa não comprou um pacote da agência, a estratégia de marketing digital deu errado?”. E a resposta é: não.  Isso porque uma boa estratégia trabalha com o conceito de funil de vendas (entenda melhor aqui).

Nem todo mundo, ao agendar as férias, sabe o que vai fazer durante os dias de descanso. Boa parte das pessoas nem vai viajar, pelo menos não para conhecer um lugar novo. Muita gente pode preferir ficar na casa de praia ou de campo da família. Ou até visitar um familiar no interior, por exemplo. Sem falar naqueles que até têm vontade de um passeio, mas acham que isso não cabe no bolso.

Se você tem uma agência, precisa entender isso. Nem todo mundo que tira férias compra um pacote de viagens. Por isso o conceito de funil de vendas: de cada 10 pessoas que buscam no Google “melhores praias do Nordeste”, apenas uma, talvez, vá mesmo visitar a região. E cabe ao blog da sua agência ajudá-las com três tipos de conteúdo:

  • Conteúdo de topo de funil: acessado por muita gente. No caso, por todas as pessoas que vão tirar férias fazem buscas no Google porque descobriram que têm um problema. No caso, não sabem o que fazer nos dias de descanso . Aí, é legal o seu blog oferecer um post que desperte curiosidade e chame a atenção, como “Conheça os paraísos do Nordeste brasileiro”;
  • Conteúdo de meio de funil: acessado por menos gente, basicamente por aquelas pessoas que começaram a buscar formas de resolver aquele problema e encontrar o destino ideal. Um bom post para “fisgá-las” pode ser “o que você precisa saber antes de visitar o Nordeste”. No qual, inclusive, você pode destacar a importância de contar com uma agência de viagens;
  • Conteúdo de fundo de funil: aí sim você se torna um vendedor. Só chega até o topo do funil quem entendeu o próprio problema, estudou soluções e decidiu que vai mesmo para o Nordeste. Neste caso, um post como “Conheça o Nordeste gastando pouco”, com o link o e-commerce da sua agência, para que o visitante conheça e compre os pacotes, faz todo o sentido.

Pronto! Aquele conteúdo despretensioso sobre os paraísos do Nordeste virou uma venda. É importante deixar claro, porém, que há muito mais a ser feito. Quando você oferece conteúdo relevante e de qualidade para as pessoas, sua marca vira referência e ganha credibilidade. Isso porque não te gerar uma venda agora, mas sim no futuro. Além disso, o seu blog pode oferecer um conteúdo exclusivo para alguém que topar se cadastrar com nome, email e telefone. O que permite que, depois, sua equipe de vendas faça contato com essa pessoa que demonstrou algum interesse no seu produto ou serviço.

Ou seja, dificilmente uma estratégia de marketing digital será bem sucedida sem um bom blog. A A&P é especialista nisso. Por isso, na hora de gerar conteúdo, atrair visitantes para o seu site e, é claro, vender mais, conte com a gente!