O sucesso de todo e qualquer empreendimento está diretamente relacionado com o desenvolvimento de sua comunicação com o público. O objetivo da comunicação é estabelecer a presença e relevância da sua empresa, buscando o reconhecimento da marca.
O primeiro passo a se seguir para a construção de uma boa conexão com as pessoas é o desenvolvimento do seu logotipo. Ele tem como função traduzir a mensagem e exemplificar os valores da marca.
Como funciona o desenvolvimento?
Primeiro, ao receber o pedido para a criação de um logo, já é possível começar a estabelecer um perfil a partir de alguns fatores:
Nome da empresa
A escolha do nome diz muito sobre o perfil da marca. O nome descreve o espírito e a personalidade da empresa, a tornando única e diferente das demais.
Mercado de atuação
Os serviços ou produtos oferecidos pela empresa podem ser refletidos na logo. Seja por meio de formas, cores, textura, etc.
Referências enviadas pelo cliente
As referências podem funcionar como um pontapé inicial para o desenvolvimento. Instruções diretas ou sugestões ajudam a visualizar o que é esperado do logo.
Público-alvo
Apesar de ser importante satisfazer a visão do cliente, é nossa obrigação como profissionais da área guiar e moldar essa visão para que o produto final seja eficiente e tecnicamente correto para sua função.
Exemplo de desenvolvimento: logotipo ABRAC
Como exemplo de processo de desenvolvimento de um logotipo, vamos analisar os passos para a produção do logo ABRAC. Este cliente já possuía um logo e precisava ser atualizado. O cliente já tinha em mente uma ideia clara do que esperava do resultado final e enviou referências específicas.
Logo Original:
[row] [col span__sm=”12″ align=”center”] [ux_image id=”16167″ width=”31″] [/col] [/row] [gap] Referência enviada pelo cliente para a produção: [gap] Desmembrando a referência, de unidade para elementos, temos: [gap] [row v_align=”middle”] [col span=”6″ span__sm=”12″ align=”center”] [ux_image id=”16170″ width=”65″] [/col] [col span=”6″ span__sm=”12″] Moldura com cantos arredondados [/col] [/row] [row v_align=”middle”] [col span=”6″ span__sm=”12″ align=”center”] [ux_image id=”16169″ width=”65″] [/col] [col span=”6″ span__sm=”12″] Design e posicionamento de fontes [/col] [/row] [row v_align=”middle”] [col span=”6″ span__sm=”12″ align=”center”] [ux_image id=”16171″ width=”35″] [/col] [col span=”6″ span__sm=”12″] Degradê [/col] [/row] [row v_align=”middle”] [col span=”6″ span__sm=”12″ align=”center”] [ux_image id=”16168″ width=”50″] [/col] [col span=”6″ span__sm=”12″]Elemento essencial pedido pelo cliente, o logotipo da Chevrolet, marca da associação.
[/col] [/row] A partir destes elementos, montamos novas versões do logo: [gap] [row] [col span__sm=”12″ align=”center”] [ux_image id=”16163″ width=”65″] [/col] [/row] A partir destes elementos, montamos novas versões do logo: [gap] [row] [col span__sm=”12″ align=”center”] [ux_image id=”16164″ width=”65″] [/col] [/row]A segunda versão explora o uso diferenciado dos mesmos elementos, com adição de um vetor que estabelece uma relação entre o logo e o mercado de atuação do cliente (carros elétricos).
Detalhes realmente fazem a diferença, neste caso, o uso do degradê traz modernidade ao logo. De acordo com a referência, o degradê deveria ser aplicado no logo como total, e não por elemento.
A versão escolhida pelo cliente foi a primeira. A partir dessa escolha foram produzidas novas opções, seguindo as instruções de alterações enviadas.
Foram enviadas ao cliente as seguintes opções com alterações na posição e design das fontes:
[row] [col span=”4″ span__sm=”12″] [ux_image id=”16165″] [/col] [col span=”4″ span__sm=”12″] [ux_image id=”16173″] [/col] [col span=”4″ span__sm=”12″] [ux_image id=”16174″] [/col] [/row]Entre estas fechamos com a opção:
[row] [col span__sm=”12″ align=”center”] [ux_image id=”16165″ width=”65″] [/col] [/row]Processo individual
Este foi o processo para o desenvolvimento da logo ABRAC. Cada caso é único e pode variar muito entre produções, mas a lógica de procedimento se mantém e é de grande ajuda.