O marketing digital tem se firmado como fundamental para quem quer usar a internet para gerar vendas e consolidar a sua marca. Se antes abrir um e-commerce era só para quem queria expandir o negócio, hoje isso é questão de sobrevivência. Sem falar naquelas lojas que não existem no mundo físico e são apenas digitais.
Vender pela internet é poder vender para o mundo todo. Só que como muita gente percebeu isso e partiu para o e-commerce, a concorrência aumentou. Logo, caso o seu site não ofereça algo diferente, que o destaque entre uma quantidade quase infinita de lojas virtuais disponíveis hoje em dia, ele será só mais um. Por isso, seguem dicas valiosas para quem quer atrair o público e vender mais.
Consolidação da marca
Há várias estratégias e técnicas do marketing digital capazes de gerar credibilidade para a sua marca. Isto é importante já que, principalmente ao comprar em uma loja digital, o consumidor precisa ter a certeza de que, por exemplo, vai receber o produto e de que o prazo será cumprido.
O que falar então da expectativa pela qualidade do item? Ele comprou por uma tela, sem ter pego a mercadoria “na mão”. Além da questão financeira, já que ele informa dados pessoais e bancários, como os do cartão, para fazer o pagamento e não quer que essas informações sejam usadas de maneira indevida.
Por isso, é importante que o seu e-commerce passe credibilidade, o que ajuda na consolidação da marca. Um site bem montado, de fácil navegação, que explique como é a empresa, informe missão, visão e valores e permita entrar em contato para tirar dúvidas ajuda bastante. Também pode haver informações sobre a procedência dos produtos e até depoimentos de clientes satisfeitos.
Conteúdo e técnicas de SEO
As técnicas de SEO são, sem dúvida, um dos pontos mais importantes de uma boa estratégia de marketing digital. Principalmente, se você quer atrair pessoas que não conhecem o seu e-commerce e não tem tanta verba para fazer anúncios. Se o público não te conhece, como ele chegará até a sua página?
É aí que entra a combinação técnicas de SEO e marketing de conteúdo. Você precisa entender que tipo de assunto interessa ao público que você quer atingir e quais palavras ele digita no Google quando quer buscar algo relacionado ao seu produto ou serviço.
Assim, é possível ter um blog, por exemplo, não apenas para vender, mas para atrair pessoas e fazer com que seu e-commerce se destaque no Google. Se a sua loja vende roupas, você pode oferecer conteúdo sobre dicas de moda, tendências da estação ou algo do tipo.
Com o uso das palavras-chave corretas, seu site irá se destacar nos mecanismos de busca e receber mais visitantes. Estas pessoas, ao se depararem com textos, fotos e dicas de especialistas, ficarão com vontade de comprar. E é bem provável que a primeira coisa que façam é clicar no link da sua loja.
Sem falar que, ao oferecer conteúdo relevante e se firmar como referência naquele assunto, você também trabalha a consolidação da marca.
Redes sociais
Este é outro ponto fundamental para uma boa consolidação da marca. Trata-se de uma estratégia bastante eficiente para atrair visitantes para o seu site. Tenha perfis nas redes sociais que mais interessam ao seu público: não apenas para vender, mas também para oferecer conteúdo relevante e interagir com ele.
Seja simpático, tire dúvidas e replique posts e comentários positivos de quem fez uma boa avaliação sobre o seu produto ou serviço. Mas vale um alerta: da mesma forma que você receberá elogios, também vai aparecer cliente insatisfeito e pronto para te criticar. É preciso estar atento e nunca comprar briga. Pelo contrário, é necessário dar uma resposta rápida e sempre no sentido de resolver o problema.
Procure uma agência de marketing digital
Boa parte de tudo isso que foi citado acima depende de estudo e de uma dedicação constante ao e-commerce, ao relacionamento com o cliente e à geração de conteúdo, por exemplo. Por isso, é sempre recomendável contar com apoio profissional, não apenas para questões mais técnicas.
É o profissional de marketing digital que te ajudará a entender melhor o seu público e, até mesmo, o seu negócio, com pesquisas e muita conversa. E, com isso, traçar a melhor estratégia e oferecer, para o possível cliente, o melhor conteúdo.
Sem falar que ele pode resolver questões técnicas capazes de revolucionar seu e-commerce. Por exemplo: ajustar o site de maneira a “guiar” o visitante para que ele faça determinada ação, garantir que o carregamento da página seja rápido, o que evita que o cliente desista da compra, e garantir que o site também funcione bem no celular.
Quer fazer seu e-commerce se destacar e garantir que ele não seja só mais um? Conte com a A&P Web.