O crescimento do e-commerce fez muitos donos de negócio entenderem que era hora de investir no desenvolvimento de um website. Até porque é impossível, hoje em dia, uma empresa não ter presença no mundo digital. Mesmo que ela não venda pela internet, é preciso estar online e ter uma página relevante, que informe sobre o produto ou serviço e passe confiança ao cliente.
Mas, para conseguir bons resultados e aproveitar o melhor do marketing digital, não dá para criar qualquer site. Há uma série de questões técnicas e relacionadas ao conteúdo que precisam ser levadas em conta. Caso contrário, sua página será só mais uma entre um número quase infinito de sites disponíveis na internet. Por isso, vamos te ajudar a entender os caminhos para criar um bom site.
Domínio
O desenvolvimento de um website começa com a definição do seu nome e endereço. O domínio nada mais é que aquilo que as pessoas precisarão digitar para acessar sua página, por exemplo: www.nomedaempresa.com.br. Este endereço pode ser obtido de maneira gratuita, por meio de vários servidores que oferecem o serviço de hospedagem de sites.
Mas comprar um domínio pode ser a melhor opção. Primeiro porque plataformas gratuitas exigem que você repasse para elas os direitos sobre seu site. Segundo porque um domínio com final .com ou .com.br passa mais credibilidade e profissionalismo que um com final blogspot.com ou wordpress.com.
Planejamento e pesquisa
Não importa se seu site será um e-commerce ou apenas institucional, você precisa conhecer seu público. É fundamental saber quem são seus possíveis clientes, do que eles gostam, como se comportam, enfim, entender bem a persona, como se diz no marketing digital.
Uma coisa que faz toda a diferença é, por exemplo, saber quais palavras ela mais usa no Google quando faz uma pesquisa sobre o produto ou serviço que você oferece. Ciente desta informação, você consegue trabalhar melhor o seu site para garantir que ele esteja sempre bem posicionado entre os resultados dessas buscas.
Também é preciso ter em mente, de maneira clara e objetiva, quais objetivos você pretende alcançar. Gerar vendas? Fazer com que as pessoas preencham um formulário? Oferecer conteúdo relevante para reforçar a autoridade da marca? Para cada um desses objetivos, há estilos, conteúdos e estratégias diferentes.
Outra coisa importante é dar uma olhada no que seus concorrentes fazem. Não para copiá-los, mas para tentar entender o posicionamento e a estratégia de cada um.
Experiência do usuário
Enquanto faz o desenvolvimento de um website, você deve o tempo todo se perguntar: a experiência de navegar por esta página será boa? Aí, a questão estética é importante, com a escolha de fontes, cores e imagens corretas, mas não é o único ponto. A página carrega rapidamente? As principais informações são encontradas com facilidade? E se alguém acessar o site pelo celular, como será o funcionamento?
Tudo isso faz muita diferença! Sem esquecer que a velocidade do site também interfere nos resultados de pesquisas feitas no Google. Ou seja, quanto mais rápido o carregamento, maior a chance de ele aparecer entre os primeiros resultados.
Você também precisa pensar nesta experiência do usuário, mas de olho no seu interesse. Por exemplo: como é a navegabilidade? A distribuição do conteúdo consegue guiar o visitante para realizar aquelas ações que eu desejo que ele faça? Questões como esta devem sempre estar no radar.
Conteúdo e SEO
O que você vai oferecer para o público? Ele quer conteúdo relevante, que resolva as dores dele. Por isso, os resultados daquela pesquisa feita no começo do projeto serão importantes também nesta etapa. Sobre o que falar? Como falar? Com qual frequência? Não dá para ter achismos. É com base em pesquisas e dados que você responderá essas perguntas.
Também deve ser feito o trabalho de otimização. Posicionar as palavras-chave mais buscadas pelos possíveis clientes em locais estratégicos do site é algo trabalhoso, mas que dá resultados. Elas não precisam estar só nos textos. Podem estar, também, nos nomes das imagens (ALT Text) e até nos links de cada página interna, por exemplo. As técnicas de SEO, que ajudam a posicionar bem o seu site em mecanismos de busca, devem estar sempre presentes.
Faça testes
O desenvolvimento de um website nunca termina quando ele vai para o ar. Trata-se de algo constante. O que vale hoje pode não valer amanhã. Por isso, é necessário fazer pesquisas e testes. Você sabia que dá pra fazer com que uma pessoa que acesse o site veja o termo “clique aqui para comprar” em azul e outra em vermelho? É o chamado teste A/B, apenas um dos recursos do marketing digital.
Assim, é possível ter certeza sobre qual cor funciona mais e adotá-la de maneira definitiva, em busca dos melhores resultados.
Por tudo isso, a escolha de uma agência para criar e cuidar do seu website é fundamental. Uma boa agência será capaz e entender seu negócio, seu público, seu objetivo e utilizar recursos e estratégias mais indicados para eles. Caso você queira entrar no mundo digital ou já tem um site, mas quer melhorar os resultados, a A&P Web está pronta para te ajudar.