Não é spam, é e-mail marketing. E ele é uma importante ferramenta na estratégia de marketing para estabelecer comunicação com o seu público estratégico. Cada disparo é uma excelente opção para construir relacionamento com leads e impulsionar o tráfego para o site da empresa e converter negócios.
No início, o e-mail foi considerado a versão digital das cartas. Só em 1971, que Ray Tomlinson em entrevista à Revista The Verge, disse que precisava de um meio simples de enviar mensagens para as pessoas e que não dependesse da sua presença física. Com isso, o e-mail se tornou o que hoje conhecemos como um canal de comunicação direta para troca de mensagens e onde também é possível fazer diferentes cadastros na internet.
Mas existe uma fórmula correta para o e-mail marketing?
A verdade é que o objetivo esperado pela empresa é que irá definir o posicionamento, linha editorial e linguagem antes de desenvolver a estratégia. O importante é não deixar o e-mail marketing de fora da sua estratégia de marketing. No entanto, pontos importantes devem ser seguidos para balizar e garantir sucesso nos resultados com essa importante ferramenta. Acompanhe conosco.
Geração de resultados com baixo investimento
Mesmo sendo um canal direto de comunicação com o seu público, por muito tempo, o e-mail marketing foi relacionado com o spam. Assim, foi apontado como responsável por fraudes. Atualmente, com o estudo da técnica ele se tornou eficaz, pois interage no momento certo e com as pessoas certas.
Além do seu poder de alcance na comunicação e independentemente da estratégia utilizada pela empresa, o e-mail marketing ocupa um dos custos mais baixos quando se fala em retorno de investimento.
Mas, para garantir o retorno do investimento, é preciso que a estratégia seja utilizada de forma adequada, explorando o seu potencial, e para que não se torne irrelevante apenas lotando a caixa de e-mail.
Uma vez que tenha se decidido por essa ferramenta, a funcionalidade dos softwares de automação permitem que a comunicação do e-mail marketing se torne automatizada onde as ações são detalhadas. Veja a seguir algumas funcionalidades da ferramenta.
- Personalização: mais pessoal e cativante, pois se utiliza de informações do destinatário para uma comunicação dirigida;
- Segmentação: é um termômetro de engajamento, onde se desenvolve uma comunicação relevante para a audiência;
- Nutrição de leads: é uma maneira de conhecer os interesses do seu público e nutri-lo com conteúdo que educa, fideliza e mantém o relacionamento direto;
- Métricas: possibilita a mensuração do desempenho das campanhas e assim permite ajustes quando necessários;
- Call to action: convida para seguir nas redes sociais, assinar newsletter, conhecer um novo produto, entrar em contato, etc.
A ação em conjunto dessas funcionalidades permite que o conteúdo e o momento de envio sejam apropriados. Com isso, de forma organizada, haverá o aumento no número de conversões.
Como usar o e-mail marketing na sua estratégia
Mesmo com o grande avanço das redes sociais, a ferramenta é um dos canais mais utilizados para fortalecer as estratégias de marketing das empresas, já que alcança as pessoas que não estão presentes nas mídias sociais, mas que certamente possuem e-mail.
Com o uso das ferramentas de automação, o e-mail marketing se tornou um dos canais mais eficientes para mensuração e nutrição de leads. A ferramenta permite a personalização da mensagem de forma a ir de encontro às dores da persona.
Mas como acertar na estratégia? Abaixo você verá alguns passos simples que farão toda diferença.
- Desenvolva um conteúdo relevante com um assunto atrativo;
- Segmente as postagens de acordo com as etapas da persona no funil de vendas;
- Ofereça e-book em troca de informações do usuário;
- Evite uso de vídeos e muitas imagens.
Outra etapa importante é colocar como rotina a revisão da estratégia para melhorar as taxas de conversão. Com a análise constante do desempenho e resposta do e-mail marketing, é possível fazer ajustes para melhorar o conteúdo, alterar o horário e dia de envio.
Potencialize a ferramenta
O conteúdo deve buscar estreitar o relacionamento com o cliente. Faça de forma consistente, levando em consideração que essa ferramenta era vista até pouco tempo como uma abordagem inadequada.
Nesse sentido, a personalização do conteúdo é fundamental para garantir que o conteúdo esteja alinhado com o perfil do cliente. Portanto, direcione o conteúdo para que o destinatário não receba mensagens irrelevantes e provoque o descadastro da sua lista de e-mails
O e-mail marketing não deve ser utilizado como única ferramenta estratégica, mas dentro do planejamento de Inbound Marketing. Pois além de compreender melhor as etapas do funil de vendas em que se encontra o seu público, ele é fundamental para desenvolver um fluxo organizado que respeita o contato do cliente. Assim você potencializa seus negócios e fideliza seu cliente.
Quer saber como iniciar a sua estratégia utilizando e-mail marketing e construir relacionamento com o seu público? Fale conosco e descubra como melhorar o relacionamento com o seu público e converter ações em clientes.