Que a criação de conteúdo e o SEO são fundamentais em uma boa estratégia de marketing digital, ninguém duvida. Mas uma das grandes questões que persistem na cabeça de muita gente é: quanto conteúdo eu preciso criar? É comum as pessoas, quando contratam uma agência de marketing, perguntarem: um blog precisa ter texto novo todo dia? Toda semana? Ou todo mês?
E a resposta a todas essas perguntas é: depende. Sim, porque não há uma fórmula mágica. Na verdade, até há: produza a maior quantidade de conteúdo possível, sem comprometer a qualidade do que você oferece ao público. Mas, convenhamos, isso também é um tanto subjetivo. Por isso, esse tipo de decisão é estratégica e deve ser bem pensada junto com os especialistas em marketing digital.
Como definir a frequência de postagens?
Um dos primeiros pontos, ao incluir o blog na sua estratégia de marketing digital, é decidir qual objetivo se quer alcançar. Quer resultado rápido, usar muitas palavras-chave e turbinar, “da noite para o dia”, a lembrança da sua marca entre os visitantes? Foque mais na quantidade. Agora, se o objetivo é gerar uma experiência memorável, criar conteúdos excepcionais que serão lembrados por muito tempo e rankear palavras-chave bastante concorridas, então o foco é na qualidade. Aí, se será um post por semana ou por mês, não faz tanta diferença.
Ou seja, tudo está relacionado com o objetivo que sua empresa quer atingir. Mas temos uma questão importante. Se você postar todos os dias e, portanto, focar mais na quantidade, isso não quer dizer que você vai ignorar a qualidade. Pelo contrário: muitas vezes, na corrida por postar mais e mais, você pode descuidar dos recursos de SEO ou entregar um conteúdo irrelevante, que não gere valor para o público. Assim, com o tempo, vai perder o leitor.
O resumo é o seguinte: não é necessariamente a quantidade de posts que vai determinar o rankeamento do seu blog. Fazer um bom trabalho de divulgação e, principalmente, garantir que ele responda à dúvida do leitor, que assim vai acessar seu blog outras vezes, têm papel decisivo. Por isso, pense bem no seu público, na concorrência, no seu orçamento e na capacidade de oferecer conteúdo relevante.
Como aumentar a audiência e o rankeamento do meu blog?
Bom, agora que você já sabe que só postar todo dia não é garantia de sucesso, a questão é: além de focar na qualidade, algo mais pode ajudar na estratégia de marketing de conteúdo do blog? Sim! Independentemente de se você vai postar todo dia ou uma vez por mês, algumas práticas são fundamentais:
- Mantenha uma frequência. Sejam três posts por semana ou por mês, o importante, seja para conseguir um bom rankeamento ou “acostumar” o público com o seu conteúdo, deve haver um ritmo a ser respeitado;
- Entenda os diferentes públicos. Alguns leitores já conhecem a sua marca. Outros chegarão ao blog via algum mecanismo de busca ou redes sociais. Se todos esses públicos são do seu interesse, entenda bem o que cada um procura para oferecer conteúdos relevantes;
- Monitore o público. Em algum momento, o comportamento do leitor pode mudar. Se ele quiser uma frequência de posts diferentes ou um outro tipo de conteúdo, tente atendê-lo. Mudar a estratégia durante o caminho faz parte do jogo;
- Cuidado com conteúdos repetidos. Postar, nesta semana, um texto que complementa algo que foi publicado na semana passada, não tem problema. Agora, falar sempre a mesma coisa, sobre os mesmos assuntos, pode dar errado;
- Ouça seus colaboradores. Cada um, com experiências distintas, poderá contribuir com sugestões de conteúdos e abordagens diferentes;
- Já foi dito aqui, mas vale reforçar sempre: produza bons conteúdos e resolva a dor do cliente. Não é “encher linguiça”, e sim dar a resposta que ele precisa e, assim, se firmar como um parceiro dele e uma autoridade em certos assuntos.
Por fim, se você contratou uma agência de marketing digital, converse bastante com ela. Garanta que ela entenda seus objetivos. Assim, ela vai criar a melhor estratégia possível para atingi-los, de maneira otimizada e com geração de valor para você e para o seu público.