O Chatbot veio com tudo e já esquenta o mercado como uma das promessas da transformação digital. E por que empresas do mundo inteiro estão aderindo a esta nova forma de se comunicar com o cliente? Ela agiliza os atendimentos e diminui gastos com equipes muito grandes. Mas, os chatbots irão substituir o ser humano? Vale aprofundar nos tópicos a seguir.
Mas o que é Chatbot?
É um software capaz de manter uma conversa com um usuário humano, em linguagem natural, por meio de sites, aplicativos de mensagens e outras plataformas digitais.
É possível criar chatbots integrados a plataformas como: Whatsapp, Telegram, Facebook Messenger, sites em geral, sistemas de call center, lojas virtuais e muito mais.
O chatbot nada mais é do que um sistema de computador que responde a perguntas por meio do processamento de maneira natural. Igual uma pessoa conversa com a outra, mas é um computador que vai conversar com o cliente, no caso.
Como funciona a ferramenta
Pode ser desenvolvido de duas maneiras:
- Por meio de estabelecimentos de diretrizes;
- Através de uma Inteligência Artificial (IA);
Para funcionar, o chatbot precisa entender e responder a mensagem do usuário, o que não é muito simples, mas não é impossível. Eles são bem inteligentes quando bem programados.
Como o chatbot entende e responde uma mensagem? Acontece em várias etapas.
- Mensagem do usuário;
- Análise do conteúdo;
- Identificação da intenção;
- Extração de dados importantes;
- Formulação de uma resposta.
Depois deste processo, entram as duas maneiras que falamos no início do tópico.
Por meio de estabelecimento de diretrizes, o chatbot “obedece” tarefas específicas e que estão somente no banco de dados da empresa. Também, usam um vocabulário limitado ao que foi pré-definido.
Já por meio da Inteligência Artificial, ele consegue interpretar a mensagem do usuário com mais autonomia, conforme interage com o usuário, aprende mais e fica craque em buscar soluções.
Analise o seu objetivo
Qual é a melhor maneira de criar o chatbot? Vai depender do objetivo da empresa com a ferramenta. É para Marketing, Vendas ou Atendimento? O objetivo precisa ser claro para a empresa desenvolver corretamente o chatbot.
Muitos de nossos clientes já utilizam para seus atendimentos e os resultados são cada vez mais positivos. São eles: Lottus, RV Park Paúba, Detran Recursos, Imóvel Compartilhado, Fabras, SQ Química, Finesound, Porto Paúba e GSA Advice.
Qual é o futuro?
Você ainda acha que os chatbots irão substituir o ser humano? Impossível, não é mesmo? Eles são rápidos e eficazes, mas não fazem o que fazemos muito bem: pensar.