O ditado “a propaganda é a alma do negócio” pode ser antigo, mas ele continua valendo nos tempos atuais. Afinal, ela ainda é uma das ferramentas fundamentais para a sobrevivência de qualquer tipo de negócio.
A propaganda recebe destaque numa época em que a comunicação se tornou imprescindível em todos os segmentos. Além disso, é importante para a economia, pois incentiva a competição entre as empresas que buscam criar sempre melhores serviços e produtos para o consumidor.
Que tal saber um pouco mais sobre isso?
Você sabe como surgiu a palavra propaganda e a sua data comemorativa?
A origem do termo vem do latim “propagare”, que significa multiplicar, espalhar ideias. Ou seja, é uma forma específica de apresentar uma informação ou um pensamento, com o objetivo de disseminar princípios e teorias. Foi introduzida pelo Papa Clemente VII, em 1597, quando fundou a Congregação de Propaganda com o intuito de propagar a fé católica pelo mundo.
Durante o primeiro congresso de profissionais da área, na cidade de Buenos Aires, na Argentina, no dia 4 de dezembro de 1936, foi criado o Dia Panamericano da Propaganda. Mas foi na década de setenta que a data ganhou abrangência internacional, passando a ser conhecida como Dia Mundial da Propaganda.
Entenda mais sobre o profissional de propaganda
Para quem trabalha na área, a criatividade e a informação são amplamente exploradas para conquistar e persuadir clientes a adquirirem os produtos ou serviços que estão divulgando. Para tanto, elabora estratégias de comunicação de uma marca ou empresa, objetivando fortalecer a sua imagem, comunicar produtos, ideias ou projetos.
Dessa forma, um profissional da área pode criar campanhas publicitárias, desenhar logotipos, desenvolver embalagens e imagens de marcas, dentre várias outras possibilidades. A necessidade da especialização no desenvolvimento de atividades que envolvam tecnologia também cresceu, juntamente com o crescimento da internet e das redes sociais.
No Brasil, também são comemorados o Dia do Publicitário (1 de fevereiro) e o Dia do Profissional de Propaganda (17 de outubro).
Conclusão
Embora as necessidades se modifiquem cada vez com maior velocidade, a sua importância não diminuiu, ao contrário, parece aumentar ainda mais rapidamente. A propaganda precisa se reinventar continuamente, para se adequar às transformações mundiais. Por isso, os profissionais dessa área merecem muitos aplausos!