Dia 05 de novembro é o dia nacional do Designer Gráfico. Apesar de existir uma demanda contínua no mercado atual por esse profissional, em várias áreas, grande parte das pessoas ainda não sabe exatamente o que ele faz.
Que tal entendermos essa função juntos?
O que faz um Designer Gráfico?
A função principal de um Designer Gráfico é descobrir formas de transmitir uma ideia por meio de imagens e formas. Tem que analisar cores, formatos e tipos de letras, por exemplo. Para isso, precisa dominar linguagens, ferramentas e conceitos do design gráfico.
Na área digital, usa criatividade aliada à técnica para desenvolver interfaces digitais interativas, atrativas e eficazes.
Algumas qualificações importantes estão relacionadas à criatividade, curiosidade, estética, afinidade com a tecnologia, conhecimento de processos produtivos, além de habilidades de relacionamento interpessoal.
Funções e mercado de trabalho
O Designer Gráfico pode ser responsável por criar projetos de comunicação visual, como logotipos e panfletos. Também pode desenvolver produtos e embalagens, levando em conta os aspectos funcionais, estéticos e utilitários. Além disso, é responsável pela criação visual e produção para o meio digital, como sites, blogs, banners ou animações, que também podem ser usadas para a televisão.
Pela variedade de funções que desempenha, o mercado de trabalho de um designer gráfico é bastante amplo. Hoje em dia, a grande maioria das empresas, dos setores industrial, de serviço ou de comércio, necessita de sua atuação. Geralmente, o designer trabalha em conjunto com profissionais de marketing, publicidade e comunicação, entre outros.
Principais cursos de formação
Embora a graduação ainda não seja obrigatória para atuar no mercado, o curso de Design Gráfico, com duração média de quatro anos, tem habilitação em bacharelado. Existem também opções em nível tecnólogo, com duração média de dois anos.
Esses cursos dão uma boa base teórica, com disciplinas como desenho técnico, tecnologia da informação, ilustração, fotografia, estética, design gráfico, webdesign, etc – com atividades práticas, que treinam o olhar estético do aluno. Disciplinas como gestão e planejamento, capacitam o profissional para o desenvolvimento de seus projetos.
Especialidades do Designer Gráfico
O profissional de design gráfico pode atuar em várias especialidades. Algumas delas são: webdesign (sites), motion graphics (animações), tipografia (fontes), diagramação (posts, eBooks, panfletos, jornais, revistas, etc), 3D (imagens tridimensionais), ilustração (desenhos), branding (logomarcas).
Para cada uma dessas especialidades, conta com softwares de computação gráfica como ferramentas. Portanto, a atualização deve ser contínua, para conhecê-las e utilizá-las.
Importância no Marketing Digital
É uma pena que nem todos os donos de negócios entendam a importância do design gráfico no marketing digital. Um bom design ajuda não apenas a chamar a atenção para seus materiais e atividades de marketing, mas também pode melhorar a qualidade de sua mensagem.
Quando você pensa nas marcas mais conhecidas do mundo, pode visualizar instantaneamente seus logotipos, esquemas de cores exclusivos e, até mesmo, a tipografia. As marcas fortes descobriram que é preciso muito para desenvolver o logotipo ideal, encontrar a paleta perfeita e escolher a fonte certa em design gráfico.
Veja a publicação anterior sobre esse assunto no nosso blog.