
Por Rodrigo C. Furlan
Analista de Criação e Desenvolvimento na A&P Web
Uma das grandes características do mercado atual é a variedade. Uma infinidade de produtos, serviços e ideias, e o profissional de marketing é o encarregado de entregar essa informação aos consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.
Confira também no blog da A&P Web: Relatórios do Google Analytics – Um breve resumo para você não ficar perdido nessa ferramenta
- O que você produz? Quer vender uma ideia para todos? Ou um produto para um nicho específico?
Todavia, as estratégias são massivamente voltadas para os millennials, jovens que foram criados em uma era de grande presença tecnológica e muito ativos no plano digital.
Mas apesar de representarem uma parcela importante do mercado não podemos deixar de explorar públicos diferentes.
A população global é, majoritariamente acima de 65 anos, e além disso, a taxa de fecundidade ainda é diminuta, ou seja, a população tende a envelhecer ainda mais. Portanto não subestime a importância de sua marca ou empresa para estabelecer comunicação com o público idoso.
A capacidade econômica após os 50 anos também deve ser levada em conta. Mais da metade da receita disponível nos EUA, por exemplo, está nas mãos das pessoas mais velhas.
Os baby boomers estão online, se não para compras, para pesquisas antes de compras offline.
Interesses em comum existem, mas não só pela saúde se vive na terceira idade. O que muda nos interesses e hobbies de uma pessoa com o tempo? Muda que hoje, possivelmente, ela tem mais recursos e tempo para desenvolver estas atividades.
Com isso em mente, você pode vender sim, bens duráveis e não duráveis, serviços diretos. Lembre-se das diretrizes a seguir:
- Linguagem direta e clara – Prefira sempre anúncios de boa legibilidade, intuitivos, o mínimo de informações, e que as informações que existam sejam objetivas. Independência atrai os idosos, então faça com que eles entendam sozinhos a mensagem, assim você os convencerá mais facilmente.
- Confiança – É verdade que a terceira idade tende a ter mais receio em mudar hábitos, trocar serviços, e isso se aplica às marcas e produtos que adquirem. Quais suas ferramentas para eles confiarem na sua oferta?
Tenha sempre pessoas disponíveis e antenadas para responder quaisquer perguntas rapidamente, no caso de e-mail marketing sempre disponibilize um número pelo qual eles possam tirar dúvidas com opções de mais canais para que efetuem as compras, pelo telefone por exemplo, caso prefiram.
Se você não tiver benefícios que sustentem a mudança que propõe ao público alvo acima dos 50 anos, ele não verá motivos para negociar com você.
Atenção, qualidade, clareza no diálogo e objetividade.
Confira também no blog da A&P Web: E-mail marketing – 5 dicas para iniciar seus envios