
Texto por Julie Garcia
Coordenadora de Conteúdo e Qualidade na A&P Web
No mês passado, falamos sobre o que é o growth hacking e como isso pode beneficiar sua empresa. Mas hoje, falaremos como usar os cinco passos do funil de growth hacking. Vamos lá?
Confira também no blog da A&P Web: O que é growth hacking e porquê sua empresa precisa disso
1. Aquisição
Essa é a fase onde o usuário começa a conhecer seu produto. Então,esse encontro pode acontecer por meio de propaganda nas redes sociais, algum parceiro seu ou até mesmo outro cliente que compartilhou sobre seu negócio. Nessa etapa, todo o seu foco deve ser em conteúdo e páginas que mostram o que faz a sua empresa. Faça a análise dos visitantes no site, principalmente na página de informações e dos gastos de clique das propaganda. Aqui, é onde você “compra” seus clientes – invista em anúncios, banners e ads.
2. Ativação
Aqui, é onde conquistamos o seu cliente. Sua página deve ser responsiva, carregar rápido e ter as informações que ele precisa. Foque no conteúdo de qualidade e na primeira impressão do cliente – aqui é onde ele te ama ou desiste de você. A métrica avaliada pode ser a quantidade de clientes inscritos na sua newsletter, pessoas que clicaram para baixar um ebook ou coisas do tipo. Quando os clientes em potencial demonstram engajamento lendo ou baixando seu conteúdo, você pode seguir para a próxima etapa. Tempo é um fator importante, porque seus emails em excesso podem irritar seus clientes.
3. Retenção
Aqui, é a etapa onde o seu cliente se inscreve na sua newsletter ou assina algum serviço do seu site. Significa que ele está interessado no seu produto, mas você precisa mantê-lo com você. Veja seus inscritos, veja de onde vieram e quais os assuntos que mais se interessam nos seus emails marketing. A melhor parte é saber que seus clientes estão interessados, mas a parte difícil é mantê-los interessados.
4. Receita
Nessa fase é quando o seu cliente começa a pagar pelos seus produtos, saindo da fase de testes ou de serviços gratuitos oferecidos por você. Aqui é quando ele realmente vira seu cliente. Se você seguiu as etapas anteriores corretamente, saberá os seus clientes em potencial e também quando eles desejam efetuar a compra dos seus produtos ou serviços.
5. Indicação
Aqui é quando o seu cliente gosta do seu serviço e decide indicar para alguém, seja por recomendação direta ou por meio das redes sociais. Nessa parte, fica mais difícil analisar o número de indicações porque algumas são boca a boca. Bom atendimento nessa fase é ideal, porque você cultiva um relacionamento com seus clientes e aumenta suas chances de que eles indiquem para mais pessoas.Mantenha seus clientes com você através de incentivos, seja com descontos ou produtos especiais para quem já estava com você.
Diferente do tradicional funil de vendas, as etapas do funil do Growth Hacking não são certinhas e podem ser alteradas de acordo com as necessidades da sua empresa. Você pode usar duas etapas em uma, ou a indicação pode vir antes do seu faturamento. A A&P Web pode te ajudar a crescer no mercado online – vem conversar com a gente!
