A cultura Geek: um tiro certeiro no mercado consumidor

Rodrigo C. Furlan


Por Rodrigo C. Furlan
Analista de Criação e Desenvolvimento na A&P Publicidade


O universo da publicidade está sempre em transformação. Como atingir seu público? Como ser ouvido e atingir seus objetivos? A resposta é mais simples do que parece: conheça sua audiência.

Confira também no blog da A&P Publicidade: Estudo semiótico das tendências na publicidade em 2019

A explosão do Geek e os consumidores modernos

Em um período de alguns anos observamos o crescimento explosivo da cultura geek: filmes, séries, merchandising etc. Como esse novo trend afetou as marcas e suas atuações?

Produções culturais, sejam elas audiovisuais ou literárias, sempre fizeram parte de nossas vidas e influenciaram o modo como pensamos e agimos.

Espelhamo-nos e buscamos inspiração em personagens e suas histórias.

De algum modo, personagens fictícios são tão relevantes quanto as pessoas com quem convivemos. O gráfico abaixo consegue ilustrar de modo simples esse conceito.

Com a popularização dos filmes baseados em quadrinhos, a cultura geek influencia uma grande parcela de crianças, jovens e adultos. Podemos comparar a paixão geek à paixão de um torcedor de futebol. Assim como o torcedor, o geek quer viver e participar do universo que tanto o atrai. E quer melhor forma para possibilitar isso do que pelo consumo?

A principal forma de consumo para este mercado é, sem dúvidas, a internet. Ter um portal de informação sobre séries, filmes, jogos etc., não somete com infindáveis produtos, é um dos motivos do surgimento e crescimento de lojas virtuais.

Lembre-se: os geeks formam parte de um público ávido e exigente, é uma comunidade sempre em busca de novidades, mas sem abrir mão da qualidade. Nesse setor há, sem dúvidas, grandes oportunidades para aqueles com capacidade de entendê-los e conquistá-los.

Confira também no blog da A&P Publicidade: Estudo da semiótica: simulado e simulacro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *