Muita gente me pergunta: Como é ter uma Agência de Marketing Digital fora do Brasil, então decidi “meter a mão” no teclado e descrever esta experiência.
O planejamento
Tudo começou indo a trabalho para Miami, me causou uma mudança drástica na expectativa do FUTURO. Voltei com um desejo enorme de revolucionar minha vida e naquele momento, estava ainda ligado a uma empresa e me via um pouco longe desta realidade.
Mas como sonhar não paga nada, resolvi começar a prosperar e conspirar neste sentido. Confesso que só tinha uma coisa na cabeça, ter a liberdade de estar em qualquer lugar e conseguir fazer o meu trabalho. E isso copiei de um cara que eu conheci, que nem sei mais o nome dele.
Ele estava na praia no seu motorhome, com uma bicicleta incrível e uma prancha de surf, e dizia: “Trabalho todos os dias das 6 às 10 hs., escrevo para alguns blogs, depois vou andar de bicicleta, no final da tarde, pego uma onda. Esta é minha casa e minha vida.” Bom, esse será um capítulo à parte, mas foi esta a segunda inspiração.
A minha esposa já havia conseguido nossa cidadania espanhola, dos filhos também, e resolvemos sair do país, motivado por uma série de instabilidades e por uma incrível necessidade de ter uma vida mais digna.
Em setembro de 2013, saí da empresa que trabalhava e montei uma agência de marketing digital. Em 2017, apenas 4 anos depois, aterrissei em Valência na Espanha para viver o sonho de morar fora e o desafio de sobreviver.
Não tinha qualquer chance de dar certo
Estudamos a região, os custos, e detalhes desta iniciativa, e com um montão de coragem na mala, tinha que dar certo.
Por mais que você leia e pesquise, no dia a dia, se depara com muitas novidades e obstáculos, que podem pegar você em dois pontos fracos: sua expectativa e o seu bolso.
Ponto importante – Deve estar muito determinado para não desistir.
Tem uma série de detalhes legais, que são muito importantes e nossas pesquisas não mostram. Os aventureiros não passam por isso, os BLOGS não contam o que acontece com quem muda (para outro país), legalmente instalado, com filhos na idade escolar (como era meu caso), com uma empresa para criar…ah tem muita coisa que não está escrito.
Adaptações profissionais
Nossa agência já estava 100% online. Não tínhamos escritório físico no Brasil, apenas coworking. Além disso, tinha o desafio de manter a carteira ativa, pois como profissional front end, que tinha contato com os clientes,a minha principal preocupação era conquistar e manter tudo em ordem. Assim, eu tinha que acostumar o meu cliente a me receber numa call e não na recepção.
A minha meta não era estar fora do país e sim sobreviver em outro país, com uma diferença de câmbio, ou seja, tinha que faturar em euros.
Pensei em algumas táticas e em quem contar neste momento: Brasileiros na Espanha, amigos de amigos, clientes amigos, contratar espanhóis, sócios na Espanha, regulamentação.
Como fazer?
Achei a formula.
Capacitação profissional
Foi essa a minha saída: montei a empresa aqui na Espanha com uma boa assessoria contábil, porque é muito diferente do que fazemos no Brasil e conquistei especializações.
Confesso que meu espanhol não era lá essas coisas apesar de ser filho de um, e até hoje não é, mas tem uma coisa que aqui abre portas, a competência profissional. Você consegue, se for bom, ou se tiver diploma para isso.
Consegui me especializar por aqui e conquistei 5 (cinco) certificações importantíssimas. E a coisa fluiu.
Rompemos várias barreiras, hoje estamos em 5 países. Já recusei um emprego para CEO de uma empresa, que receberia em um mês o que ganho em 10 meses em reais.
Sócio Espanhol, reconhecimento pelo trabalho, faturamento, muita coisa andou positivamente por aqui.
Ganha-se muito na Espanha? A resposta é fácil, não! Mas se vive muito bem.
Estou vivendo o meu sonho, e sim é maravilhoso viver num país, que tudo funciona, respeita as regras e temos uma vida digna.
Além do lado turístico que merece muitos capítulos, aqui a estrutura trabalha ao seu favor, e faz com que tudo seja muito profissional e produtivo.
.
Precisamos falar de alguns temas muito interessantes para dar a perfeita visão de como sobreviver num país de primeiro mundo, pagando todos os impostos e sendo muito feliz.
O que o Brasil é melhor do que na Espanha, profissionalmente falando.
Ser estrangeiro torna as coisas mais difíceis na Espanha? Onde se paga mais imposto de fato?
Onde estão as grandes oportunidades de negócios para Marketing?
O Governo da Espanha ajuda as empresas? As Prefeituras e o Governo do estado ajudam? (aqui é muito diferente) Comunidades.
O custo de ter uma empresa é maior?Infraestrutura, para empresas, internet, instalações, como funcionam?
Quais são os principais erros de empresários em território desconhecido?
Brasileiros estabelecidos na Espanha podem ajudar a crescer o seu negócio?
Técnicas de Marketing Digital na Europa funciona da mesma forma que no Brasil?
Terei o maior prazer em mostrar para você, que quer ter a experiência de morar fora, tudo o que é preciso para se obter sucesso no seu negócio no Brasil e no mundo.
Até breve!
Sergio Gonzalez
CEO A&P WEB