Imagine ter acesso aos gostos e preferências do mercado atual. Saber o que as pessoas procuram em produtos similares ao seu é essencial para planejar estratégias de vendas mais eficientes, certo?
É assim que o Google, o Instagram e outras redes sociais funcionam: a cada pesquisa ou termo digitado, os robôs espalhados pelo código fonte da internet trabalham a todo vapor. Essa coleta de dados é exatamente o que leva anúncios específicos a aparecerem na sua tela quando você está apenas navegando por aí.
No Marketing Digital, as IAs (inteligências artificiais) são usadas para aumentar a eficácia das equipes e/ou para executar tarefas táticas que requerem menos intervenção humana. A seguir, vamos falar de cada passo importante para se investir na Inteligência Artificial da sua empresa. Confira.
O passo a passo do marketing de inteligência artificial
O planejamento via IA é utilizado para tomar decisões automatizadas com base na coleta e análise de dados. E também nas observações adicionais de público ou tendências econômicas, já que elas também interferem em qualquer campanha.
Como todo robô em aprendizado, as ferramentas de Inteligência Artificial usam informações sobre os perfis de cada cliente para melhorar a comunicação e o relacionamento com o consumidor. A convivência e a constância ajudam a máquina a expandir seus algoritmos, ou seja, o conhecimento a cada interação recebida.
Os próximos passos envolvem o marketing de vendas, onde são veiculadas mensagens de captação personalizadas no momento certo, sem necessidade de intervenção dos membros do time de marketing. O que garante a máxima eficiência.
Separada em tópicos, a ordem da atuação da IA fica assim:
- Análise de dados
- Processamento de linguagem (comunicação)
- Venda pela mídia (direitos autorais)
- Tomada de decisão automatizada
- Gerenciamento de conteúdo
- Personalização em tempo real
O Marketing de conteúdo
Se você encontrou sua persona, já sabe o que seus clientes querem e mantém uma boa relação com cada um. Parece o suficiente para uma tecnologia tão perspicaz, mas o trabalho da IA não acaba aí.
Existem ferramentas especiais que analisam e fornecem palavras-chave para deixar seu conteúdo mais fácil de ser indexado em páginas de pesquisa. Outras permitem que você meça o ROI (retorno sobre investimento) de publicidade, bem como rastrear seus sites e aplicativos em flash, vídeo e redes sociais.
Em pleno 2021, após mudanças no mercado devido a pandemia do covid-19, toda inovação é bem-vinda. Se em 2020 as empresas foram até a casa de cada cliente, daqui pra frente, o marketing digital precisa fazer a mesma coisa – lembrando que personalização é a chave do compromisso.