Saiba como o branding nas redes sociais ou “Social Branding” pode fortalecer o seu negócio.
Nem todas as empresas focam em fortalecer suas próprias marcas nas redes sociais. Para muitos empreendedores, o foco na marca, ou branding, não é para as redes sociais ou não serve para vender um produto ou serviço. ATENÇÃO: a marca é o que tem de mais valioso na empresa e, apesar deste lucro não ser mensurável, fortalecer a marca, ou trabalhar o branding é tão importante quanto vender. Quando esse trabalho de marca é feito nas redes sociais, chamamos de branding social.
Vamos em frente.
Antiguidade é posto
Antigamente, quando o marketing digital ainda não existia por aqui, o marketing tradicional fazia campanhas institucionais ou ditas “conceito”. Nessas peças (impressas ou audiovisuais) o que se vendia eram os valores da marca. O resultado era um top of mind mais elevado. Afinal, quando se fala em sabão para lavar roupa, que marca vem à sua cabeça?
Isso é branding.
Mais atual, mais real
O que difere a forma de trabalho de antigamente da atual, além de vários outros pontos, é que nas redes sociais a interatividade é muito maior e muito mais próxima, mais real.
Sabe aquela sensação de ser amiga da influencer que você nunca viu, mas conversa todos os dias pela rede ? É bem por aí.
Quanto mais o branding é trabalhado, mais as marcas conseguem engajamento nas redes sociais.
O Social Mídia é muito importante
Posicionar a sua marca nas redes sociais humaniza essa marca. E atualmente, como nunca vimos, é possível manter um contato muito mais próximo, verdadeiro e rápido com o seu consumidor.
Compare a quantidade de compartilhamentos e comentários de posts de marcas como Nestlé, Netflix ou Natura com a de marcas que se preocupam apenas em vender um produto determinado. Este é um bom termômetro para o trabalho de social branding.
Um social mídia que faz bem o seu trabalho está sempre presente e respondendo à sua audiência, transformando a sua marca em algo mais humano.
Grande benefício
Pode não parecer tão óbvio, mas o trabalho de branding pode exercer uma função decisiva na decisão de compra do seu consumidor.
Entre uma caneta da marca X, que eu nunca ouvi falar e outra, da marca Y, que está sempre postando e “conversando” pelas redes, respondendo suas mensagens diretas, qual você compra? Colocando assim fica mais claro, né?