Confira como montar um Funil de vendas no Instagram

Hoje o Instagram é uma das ferramentas mais famosas para quem quer empreender. Milhares de pessoas usam a plataforma para manter algum negócio, vendendo os seus produtos através de e-commerce e divulgando a sua marca para seus seguidores.

Trouxemos aqui como você pode montar um funil de vendas no Instagram para melhorar suas vendas.Veja como é Fácil!

Sem dúvidas, manter sua audiência engajada e crescer em número de seguidores não é uma tarefa fácil. Requer uma boa estratégia de conteúdo. Para isso, indicamos que haja planejamento. A maioria das lojas virtuais mais famosas do Instagram com certeza tiveram um bom planejamento baseado em Marketing Digital e uma boa estratégia de Gestão de Redes Sociais para melhorar  suas vendas. 

Entendendo o Funil de Vendas

O nome “funil” de vendas não é por acaso. Realmente a técnica se baseia em um funil em que você conduz o cliente até que ele chegue a determinada ação esperada, a compra de um produto ou serviço, baseando-se em ações previamente planejadas. 

Topo do Funil: o cliente descobre a empresa


O topo do funil é focado no visitante que não conhece ainda a empresa e nem o produto que ela vende. O objetivo é transformar o visitante em seguidor ou incentivá-lo para que ele se cadastre em alguma lista para virar lead (potencial comprador).

Neste caso, é importante fazer publicações simples. O que se faz é introduzir o assunto do nicho, ou fazer com que o cliente entenda sobre a marca, os produtos e objetivo da empresa. 

Meio do Funil de Vendas: fã da marca e muito engajamento

O visitante do site se tornou fã da marca, interage, conhece os produtos e adora acompanhar as novidades. 

Neste estágio, é importante manter a audiência engajada. Formule enquetes, stories com perguntas direcionadas, reels com novidades da marca, e até uma faça uma live conversando diretamente com sua audiência. Tudo isso irá mantê-los próximos da sua empresa. 

Assim, a marca estará na cabeça do cliente. Quando ele precisar adquirir um produto, ele se lembrará de sua loja.

Fundo do Funil: de visitante a cliente

O visitante conhece a página, os produtos e é fã da marca. É que o leva a ser seu cliente. Muito importante é que continue sendo gerado valor e que o cliente se sinta sempre especial por ser consumidor da marca. 

Por exemplo, os clientes da Apple. São fãs assíduos mesmo antes de ter tido qualquer produto da marca. Geralmente quando adquirem um celular, eles compram o status e valor embutido no produto, além da qualidade que é prometida e validada por outros consumidores.

O conteúdo de fundo de funil pode ser feito através de agradecimentos, produtos exclusivos, depoimentos de clientes sobre o produto, etc.

Quem não conhece o funil de vendas pode achar que se trata de um método muito difícil de ser aplicado. Mas, com as dicas que demos aqui, qualquer pessoa pode aplicar na conta de sua loja no Instagram e ver a mudança acontecer.

Claro que não é uma forma mágica. Com persistência e possíveis adaptações (seguindo tendência da sua audiência), o funil de vendas tem tudo para dar certo e melhorar o engajamento de sua empresa.