Yoast SEO: Para que serve e como funciona esta ferramenta?

O Yoast SEO pode ser um grande aliado para melhorar e otimizar seu texto e garantir que o seu conteúdo apareça na primeira página do Google.

Você talvez já tenha ouvido a frase bastante usada por quem trabalha com marketing digital: “o melhor lugar pra se esconder é a segunda página do Google”.

Isso porque boa parte dos usuários, ao buscar uma informação, focará apenas nas respostas que aparecem na primeira página de resultados.

Ou seja, estar ali significa mais vendas, leads, acessos a um site ou qualquer outra ação que seja o seu objetivo.

Como usar o Yoast SEO?

Primeiramente, é importante deixar claro que o Yoast SEO é um plugin específico para quem utiliza o WordPress para publicar conteúdo.

Ele pode ser baixado e instalado por meio do item “Plugins”, dentro do menu do WordPress, que fica no lado esquerdo da tela.

Depois, é preciso clicar em “SEO”, no mesmo menu, para preencher alguns itens da configuração do plugin, o que pode ser feito com o apoio de um assistente de configuração.

Como funciona?

Antes de você publicar um texto, o Yoast SEO faz uma análise dele focada em pontos como: palavra-chave, título, tamanho dos parágrafos e número de palavras.

Como resultado, se tudo isso estiver ajustado, é maior a chance de o Google entender aquele conteúdo como relevante e exibi-lo na primeira página.

Depois da análise, o autor é orientado sobre o que precisa melhorar, enquanto o texto é classificado com base em cores:

  • Verde, caso esteja tudo ok.
  • Amarelo ou laranja, caso alguns pontos necessitem de atenção.
  • Vermelho, caso seja necessário algum ajuste bem importante.

Yoast SEO Premium

O Yoast SEO é um plugin gratuito, mas, para quem entende que precisa de mais recursos, existe também uma versão paga.

Entre as vantagens da versão Premium estão, por exemplo, a possibilidade de focar em várias palavras-chave e a de fazer um gerenciamento de URLs excluídas ou alteradas.

Vale a pena, principalmente, para quem tem um site grande ou mais complexo.

Por fim, independentemente de pagar ou não, fato é que o uso de um plugin deste tipo é fundamental para garantir um texto otimizado e que se destaque entre tantos conteúdos disponíveis na web.