Se você está procurando formas de fazer seu negócio crescer e se tornar referência no mercado, o artigo de hoje pode ser a resposta para as suas buscas.
O ponto de interseção entre uma empresa e o consumidor é o produto, logo, PLG é um termo indispensável caso você queira levar sua empresa para outro nível de sucesso e reconhecimento.
O que é e como funciona
O Product Led-Growth se define como uma go-to market strategy, ou estratégia de entrada de mercado. Tal estratégia tem como objetivo principal reformular a maneira que a empresa fatura.
Em poucas palavras, O PLG significa basear seu modelo de negócio no valor gerado através da experiência da utilização do produto. Ou seja, é utilizar o seu produto como uma forma de atrair, converter e fidelizar clientes.
Muitas empresas, podemos até dizer que a maioria delas, tem como foco principal as vendas, e que o cliente só tem acesso ao produto após a aquisição. Empresas baseadas no PLG funcionam um pouco diferente.
O objetivo é fazer o lead, ou cliente potencial, firmar um vínculo com o produto, o experimentando antes mesmo da compra final. A ideia é disponibilizar um plano free (ou de valor simbólico), para que, ao longo do uso, o consumidor veja a necessidade de assinar um pacote e adquirir o produto.
Vantagens da estratégia PLG
Mesmo que todo o foco desta estratégia seja o valor gerado pelo produto, existem outras vantagens que o seu negócio pode usufruir através do Product Led-Growth. Algumas delas são:
Um time focado e alinhado
Dito já no texto, a estrela principal do seu negócio é o produto que ele oferece. E para isso é necessário que os setores da sua empresa, como o marketing, vendas e pós-venda, trabalhem em união para que o produto seja o foco principal em todas as fases da jornada do consumidor.
Mais eficiência nos processos da sua empresa
Quando os seus objetivos estão bem alinhados, torna- se mais fácil alinhar e direcionar as tarefas e responsabilidades, transformando os processos da sua empresa em algo menos complicado, já que os esforços estão divididos e centrados no mesmo foco.
Leads ainda mais qualificados
Os leads desta estratégia recebem o nome de PQL (Product Qualified Lead), ou seja, é um lead que já foi qualificado utilizando o produto, o que faz com que a taxa de conversão dele seja maior, pelo fato do mesmo já ter tido contato com o produto, aumentando as chances de compra.
E, com a informação proveniente destes leads, como interações em redes sociais, acessos a websites, entre outros fatores, os times de vendas e marketing conseguem traçar um perfil, facilitando a identificação de outros usuários que podem fazer parte do processo de compra.
Empresas que já aderiram ao modelo
Muitas das empresas que utilizam o PLG são as chamadas Saas (Software as a service), como Dropbox, Adobe, Microsoft Office, Zendesk, Slack, entre outras. Todas elas têm algo em comum: são conhecidas pelos seus produtos e exercem uma tremenda influência no mercado. Seus produtos são reconhecidos pela excelência e pelos clientes satisfeitos.
E você, vai aderir?
O PLG funciona tanto como uma estratégia metodológica, quanto como uma filosofia baseada na experiência do cliente. O interessante do Product Led-Growth não é dizer qual o seu valor ou porquê o consumidor deveria adquirir o seu produto, e sim mostrar, através da experiência, os motivos pelos quais o cliente deve comprá-lo.
Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conhecer outros de nossos artigos publicados aqui no blog, e nossas publicações nas redes sociais.