Por Fabiana Guilherme
Analista de marketing e Gerente de Contas na A&P Publicidade
Todos nós sabemos como o alcance orgânico do Facebook vem diminuindo ao longo do tempo. Ações como criar engajamento com os posts podem aumentar o seu tráfego orgânico, mas para quem quer se manter ativo na rede e alcançar resultados, torna-se necessário investir em mídia paga.
Confira também no blog da A&P Publicidade: Google Ads: 5 dicas para iniciantes terem resultados
Entender seu público, usar as segmentações e realizar testes são alguns dos pontos cruciais para que suas campanhas no Facebook Ads deem resultados. Para explicar melhor esse assunto, vou listar abaixo 5 dicas básicas para quem quer investir em Facebook Ads e alcançar resultados positivos. Vamos lá?
1 – Entenda sua Persona
Pode parecer básico, mas muitas pessoas/empresas ainda não sabem exatamente quem é a sua Persona. Onde estão, sua idade e quais são seus interesses são alguns dados básicos que você precisa saber quando se trata do seu público. Entender essas informações vai direcioná-lo na hora de criar as suas campanhas no gerenciador de anúncios.
Aqui segue um link bem legal para criação da sua Persona: https://geradordepersonas.com.br/
2 – Use as segmentações
Com a sua Persona em mãos, você vai criar segmentações com base nos interesses do seu público. Se ele é homem, mulher, sua faixa etária, onde mora, se gosta de determinada página que fala sobre futebol ou beleza.
Dentro do gerenciador de anúncios há várias opções disponíveis de segmentação. Quanto melhor você conhece a sua Persona, mais assertividade suas campanhas pagas terão e maior a probabilidade de fechar um negócio ou adquirir um lead.
3 – Utilize público personalizados
Aí vai mais uma dica e essa é de ouro! Você pode criar um público personalizado por meio de uma lista de e-mails.
Vamos imaginar que você tem uma lista de e-mails de leads que se cadastraram no site e não realizaram nenhuma compra. Você pode criar campanhas segmentadas para essa lista, pois com certeza eles têm muito mais propensão a realizar uma compra no site em relação aos leads que nunca engajaram ou ainda não conhecem o seu negócio.
Outras opções são o remarketing, que também pode ser feito no Facebook Ads, ou ainda o público-alvo por envolvimento com a sua página, que busca aquelas pessoas que se envolveram com a sua página de alguma maneira. Neste último caso, pode ser realizada uma campanha de captação de leads, visto que ainda não sabemos em que estágio do funil esse lead se encontra.
4 – Procure por engajamento
Escolha conteúdos para impulsionar que sejam relevantes para a sua Persona. Trabalhe bem no seu título, imagens e faça textos que chamem a atenção do seu público. Quanto mais engajamento, melhor! E não se esqueça também que quanto mais rápida for sua interação com o usuário, melhor!
5 – Faça testes
Faça testes! Isso é uma premissa no mundo do Marketing Digital.
Faça testes com públicos diferentes, imagens, ajuste um detalhe diferente de uma campanha em relação a outra e acompanhe os resultados, É assim que você conseguirá otimizar os seus resultados e alcançar números ainda melhores.
Não é tão difícil assim deixar suas campanhas no Facebook Ads melhores, não é mesmo? Mas se você não se sente com a expertise suficiente para fazer esse trabalho, não se preocupe! Fale com a A&P Publicidade e deixe a gestão de suas mídias pagas nas mãos de especialistas!
Confira também no blog da A&P Publicidade: A importância do copywriting no e-commerce