Saiba como melhorar a velocidade do seu website

Vamos ser sinceros. Quando acessamos um website que demora para fazer o carregamento, a primeira reação é sair daquela página, não é mesmo? Afinal, ao buscarmos soluções na internet, esperamos encontrar respostas assertivas, de forma rápida.

Por isso, a velocidade do website é um forte critério para os mecanismos de busca, ao definirem o posicionamento da página e, por consequência, se torna um elemento importante em SEO. Isso quer dizer que o elo que liga os dois – mecanismos de busca e SEO – é, antes de tudo, a melhor experiência do usuário. 

O trabalho diário dos profissionais do marketing digital mostra que não basta produzir conteúdo relevante, se o usuário encontra dificuldade para acessá-lo. Por isso, ao ler esse artigo você receberá dicas muito úteis sobre como melhorar a velocidade da página e assim alcançar mais visitantes. 

Antes de apresentarmos as dicas, vamos conversar sobre um erro muito comum ao montar um website: o uso exagerado de recursos. Você vai ver que a estética e a funcionalidade podem andar juntas, se houver bom senso. Confira a seguir. 

Site apenas bonito ou totalmente acessível?

Em primeiro lugar, não se deve esquecer que, mais do que um site visualmente impactante, você quer que a página ocupe o topo nas buscas.  Isso significa que, em alguns casos, terá que abrir mão de recursos que até podem deixar a página mais bonita, mas causam lentidão no carregamento. Resumindo, se eles não forem imprescindíveis, deixe-os de lado.

Está mais do que provado que os mecanismos de busca procuram por sites que tenham conteúdos relevantes, mas também que mostram bom desempenho. Por isso, opte sempre por um site leve e que atenda as necessidades mais diretas do público. Esse é um típico caso de “quanto menos, melhor”.

Agora, vamos às tão esperadas dicas de como melhorar a velocidade do seu site. Fique atento a todos os detalhes para ter bons resultados.

8 dicas de como otimizar a velocidade do seu website

O segredo da velocidade no carregamento da página é a realização de algumas otimizações. Confira abaixo a lista com orientações muito úteis para esse processo.

Otimize as imagens

Geralmente, o que deixa o site mais pesado são as imagens. Por isso, elas devem ser prioridade no processo de otimização. Se puder, utilize poucas imagens, se não for possível, utilize compactadores para diminuir o tamanho. 

Faça uma triagem dos recursos

Nesse processo, os plugins, extensões e scripts que forem desnecessários, devem ser excluídos. Observe a estrutura do seu site e faça essa triagem. 

Mantenha o código limpo

Estamos falando da parte que o visitante não enxerga. Revisar o código também é uma maneira de melhorar a velocidade do carregamento do site. Caso você não tenha sido o responsável pela criação da página, peça ao profissional para deixar os arquivos mais leves. Mas se for você a pessoa para isso, remova espaços em branco no HTML e JavaScript, muitos arquivos de estilo (CSS) e outros. 

Habilite o cache

Ter um sistema de cache possibilita que o site seja carregado sem precisar de várias consultas ao banco de dados. Isso, sem dúvidas, vai trazer a otimização desejada.

Invista em um CDN

Ao utilizar o Content Delivery Network (CDN), o desempenho do site fica melhor já que a conexão será feita por um servidor geograficamente mais perto do visitante. 

Regule os rastreadores web

Os rastreadores são programas que buscam na internet conteúdo para ser indexado e exibido nos mecanismos de busca. Apesar de importantes, esses rastreadores geram muitas requisições nos sites, o que interfere na sua velocidade. Para isso, coloque o arquivo robos.txt na raiz da hospedagem e configure.

Dê preferência a hospedagens de confiança

Isso garante a segurança das informações e, sobretudo, o alto desempenho, que interfere na velocidade do site.

Crie um guia de estilo

Quando o designer cria um guia de estilo, apenas os estilos de fontes que serão usados, vão ser baixados. 

A velocidade é determinante

Como vimos, a velocidade do carregamento é uma característica que pode determinar qual será o alcance do site. Não é à toa que os mecanismos de busca e as técnicas SEO colocam esse ítem no nível mais alto de importância. Lembre-se: visitantes satisfeitos podem vir a ser futuros clientes. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas. Volte sempre.