Qual a diferença entre redator de conteúdo e SEO copywriter?

Caso você não seja um especialista em Marketing Digital, mas já tenha ouvido falar em redator de conteúdo e SEO copywriter, a sua resposta para a nossa pergunta possivelmente será: “nenhuma”. Saiba que você não está sozinho, apesar de essa resposta estar errada. Ambos os profissionais integram uma boa estratégia de marketing de conteúdo, mas não fazem a mesma coisa.

Quem tem um site, um blog ou um perfil em uma rede social, por exemplo, e quer usá-lo para gerar valor para o público, precisa fazer um trabalho de criação de conteúdo, que não é apenas escrever. É necessário que o texto tenha a capacidade de convencer o público sobre o que você quer que ele faça, além de contar com um conteúdo otimizado, que chegue às pessoas certas. E, para cada uma dessas coisas, há uma estratégia diferente.

O que faz o redator de conteúdo?

Bem, o próprio nome já diz. Ele escreve o conteúdo que será publicado no site, blog ou perfil na rede social. Tem um papel importante principalmente numa estratégia de inbound marketing, ou seja, na comunicação que atrai o leitor com o objetivo de guiá-lo em uma jornada até a compra.

Neste caso, a criação de conteúdo é voltada para gerar algum tipo de valor, como ajudar o leitor a identificar e a resolver um problema. Tutoriais são bons exemplos de como isso funciona. Afinal, quem nunca buscou no Google um texto com uma solução para o seu problema? 

É preciso criar conteúdo relevante. Se você tem uma loja de lâmpadas, por exemplo, pode criar um texto para o seu blog explicando as vantagens e desvantagens das lâmpadas de led, como também pode compará-las com as incandescentes. Pode ser que o leitor nem pretenda comprar lâmpadas agora e esteja apenas fazendo uma pesquisa para tomar uma decisão futura. Mas, quando decidir comprar, provavelmente ele vai lembrar da sua empresa.

E o SEO copywriter, o que faz?

O SEO copywriter é um especialista em marketing digital que domina e une duas técnicas importantíssimas para qualquer tipo de campanha digital. Copywriting e SEO são coisas diferentes, mas que, se usadas em conjunto, garantem o sucesso do seu conteúdo.

SEO, o que é?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca. Um conteúdo otimizado é aquele que será encontrado mais facilmente pelo público. Neste caso, quem escreve precisa se atentar a vários detalhes, como o uso das palavras-chave que o público costuma digitar nos buscadores e que ajudam o seu conteúdo a aparecer entre os primeiros resultados da pesquisa. A maior parte das pessoas clica apenas nos primeiros resultados. 

Entretanto, há técnicas para usar essas palavras-chave. Essas garantem que elas estejam encaixadas nos lugares certos e não sejam usadas em exagero, o que prejudica seu conteúdo e o seu posicionamento. Se houver muita repetição, o Google entende que se está forçando o conteúdo.

Além disso, toda a formatação do texto, como os tamanhos das frases e dos parágrafos, também fazem com que ele se destaque nos mecanismos de busca. Além disso, facilita a leitura e o entendimento do público. Para o especialista em SEO, cada palavra ou frase do texto é pensada com base nessas e outras técnicas.

E o que faz um copywriter?

Diferente do redator, o copywriter escreve textos mais persuasivos que incentivam o leitor a realizar uma ação desejada. Pode ser se cadastrar em um site, baixar um aplicativo ou mesmo pedir informações sobre um serviço e/ou produto. Os textos muitas vezes têm apelo emocional, utilizando de gatilhos mentais. 

Neste caso, o conteúdo precisa ser sedutor e guiar o leitor até o objetivo. Para isso, é usado, por exemplo, o que chamamos, no marketing digital, de CTA (call to action). O seu principal objetivo é realizar uma conversão. Por exemplo, pode ser um botão escrito “baixe o nosso e-book agora e aprenda como ganhar mais dinheiro”, que leva o leitor a clicar no link.

Quando o leitor executa a ação, que era o objetivo principal da geração de conteúdo pela empresa, é porque o texto interessou e o conduziu a ter aquela atitude. Ou seja, se trata de um conteúdo sem dúvida interessante e persuasivo, que cumpriu sua função estratégica.

Conclusão

Por fim, agora que você conheceu um pouco mais sobre cada função, esperamos que tenha ficado clara a diferença entre elas. O SEO copywriter usa técnicas que colocam seu conteúdo em destaque nos mecanismos de busca e guiam o leitor a executar determinada ação. Enquanto o redator de conteúdo vai gerar valor para a sua marca e para o público, ajudando quando ele precisar e se mostrando a sua empresa como uma parceria dele.Ambos os profissionais são importantes numa boa estratégia de marketing digital e para garantir os resultados que sua empresa precisa. Uma boa agência vai te ajudar a saber como e quando usar cada um desses recursos.