Por Fabiana Guilherme
Analista de marketing e Gerente de Contas na A&P Web
Se você deseja ter mais tráfego para o seu site e aumentar as suas vendas, conversões ou atrair clientes para o seu negócio, certamente deve investir em e-mail marketing. O email marketing é uma das estratégias mais antigas de vendas e apesar do crescimento das redes sociais e outros canais dentro do marketing digital, ele continua sendo de grande eficácia.
Confira também no blog da A&P Web: Métricas no Instagram: o que analisar em 2020?
Um ponto forte do email marketing é que os usuários permitem que você se comunique com eles quando fornecem seus emails. Assim você pode trabalhar de maneira mais personalizada e pessoal, onde muitas vezes é possível captar várias informações de um usuário.
Quem nunca trabalhou com email marketing deve se atentar para não cometer alguns erros básicos e utilizar das melhores práticas para um bom email. Confira 5 dicas abaixo que poderão te ajudar no início dessa jornada:
1 – Não compre listas de email
Já recebeu o contato de alguém oferecendo listas de emails? Fuja destas pessoas!
Suas listas devem ser criadas com pessoas que permitiram que você entrasse em contato com elas, inscreveram-se em sua newsletter ou fizeram um pedido em sua loja.
Sua lista pode ser construída aos poucos mas deve ser de qualidade. Seja através de uma pop-up no site, um formulário de cadastro ou oferecendo algum material rico para que as pessoas convertam e forneçam seus emails por livre e espontânea vontade.
Comprar listas de emails é jogar dinheiro fora e além de tudo seu domínio pode ser penalizado.
Por que isso acontece? Os servidores de emails monitoram comportamentos anormais no fluxo como altas taxas de bounce e marcadores de spam. Eles utilizam destes parâmetros para estabelecer a sua reputação e sua entregabilidade. Altas taxas de bounces aliadas a práticas de spam podem prejudicar a sua reputação.
Para verificar a situação do seu domínio recomendamos ferramentas como: https://www.mail-tester.com/
2 – Capte emails de qualidade
É mais válido ter uma lista pequena de clientes que são sua Persona, podem adquirir seus produtos e abrem seus emails a ter uma lista gigante e com baixo engajamento.
Confira neste outro artigo da A&P como aumentar sua base: https://aepweb.eu/taticas-para-crescer-lista-de-emails/
3 – Utilize das segmentações
Você conseguiu conquistar sua primeira lista de e-mails, é hora de utilizar de uma das armas mais potentes, a segmentação!
Uma segmentação muito simples que podemos fazer é por interesse do usuário.
Vamos ao exemplo: João tem um ecommerce e vende produtos de beleza.
Ele enviou seu primeiro email com vários produtos da loja e conseguiu identificar que muitas pessoas clicaram nas máscaras de hidratação.
João pode fazer a segmentação dessas pessoas e mandar um cupom de desconto ou oferecer frete grátis através de outro email. As possibilidades de vendas são enormes.
4 – Dê atenção para os seus emails
Dê máxima importância a linha de assuntos dos seus e-mails, são eles que aparecem na caixa de entrada dos usuários. Conte os caracteres do assunto e lembre-se que assuntos muitos longos podem ser cortados no mobile, ou seja, o mais recomendado é entre 20 e 41 caracteres.
Crie e-mails com visual atraente. Equilibre texto e imagens. Em geral, é recomendado que o email tenha 40% de imagem e 60% de texto para conseguir uma boa taxa de entregabilidade.
Não use de caixas altas sem motivo e não deixe o email longo demais. Utilize emojis! Sabendo usar emojis, seus e-mails podem se tornar mais humanizados. Coloque links nas imagens que condizem com o assunto. Utilize-se de CTAs e faça testes antes dos envios, verificando possíveis erros de português, textos e links.
Familiarize-se com o termo CTA: http://materiais.resultadosdigitais.com.br/ebook-guia-pratico-cta?_ga=2.199880942.1135073761.1581010163-1169145256.1576847563
5 – Não tenha medo das remoções
O descadastro é normal e saudável. Indica que pessoas que não tem interesse no seu produto ou serviços estão saindo da sua lista. Assim você pode conquistar novos leads que estão mais interessados e podem engajar mais.
Caso este índice esteja alto, você pode começar a se preocupar. Revise e veja se o seu conteúdo é de qualidade e relevante para sua Persona. Você também pode disponibilizar um formulário simples para acesso deste usuário quando realizar o descadastro na lista. Assim poderá entender o motivo do descadastramento e alterar as próximas campanhas.
Neste conteúdo vimos algumas dicas para iniciantes e outras que você poderá aplicar com o decorrer do tempo. Aplique, análise e otimize suas campanhas de email marketing e se precisar de ajuda, conte com a A&P!
Confira também no blog da A&P Web: Como melhorar o desempenho dos seus Stories no Instagram