
por Ramon Andrade
Conteúdo na A&P Web
Chegamos ao ano de 2020 e já não restam dúvidas de que o marketing digital está cada vez mais consolidado. Mesmo que seu produto não seja vendido virtualmente, fazer a divulgação dele na internet se tornou uma ação imprescindível, pois é na web que você consegue estabelecer uma comunicação eficiente com o seu público.
Confira também no blog da A&P Web: E-Goi: Vale a pena usar uma ferramenta de e-mail marketing?
O desafio hoje é reunir forças para sair na frente da concorrência e chamar a atenção do público em meio a um turbilhão de conteúdos que vagam pelo mundo on-line. Uma ferramenta de automação de marketing é fundamental para esse processo.
Se você quebra a cabeça para fechar uma venda, continue aqui que eu vou te explicar como criar uma boa estratégia de venda para o seu produto.
Fatores e variáveis
Para vender qualquer coisa, você vai precisar pelo menos de dois fatores:
- Conhecimento
- Estrutura
Na internet, conteúdo é rei. Você vai precisar ter bastante conhecimento na área para diferenciar o seu produto dos demais, assim como conduzir o público até a compra através de conteúdos relevantes. E fazer isso com estrutura, ou seja, com a ferramenta que ofereça todos os recursos para estruturar esse processo, fica muito mais fácil.
Então comece fazendo essas duas perguntinhas: eu tenho conhecimento suficiente na área para convencer alguém a comprar o meu produto? Eu tenho estrutura para colocar esse planejamento em prática?
Além disso, você precisa considerar também duas variáveis:
- Público
- Ticket
A sua estratégia vai variar de acordo com o seu público e ticket. E aqui você pode se fazer as seguintes perguntas: qual é o nível de valor do meu ticket? O meu público pode levantar alguma objeção no processo de compra?
Ticket baixo
Quem vende um produto de ticket baixo está ciente de que precisa dar o gás nas campanhas de captação de leads. Apesar de o processo de venda ser simples, com poucas objeções por parte do público, será necessário alcançar um ritmo de vendas constante para fechar o mês no azul.
Vamos a um exemplo prático.
Supondo que o seu produto seja a assinatura de um software de R$ 100. Você vai precisar levantar uma boa base de leads, mas a jornada de compra não vai ser tão longa. Pode ser que uma estratégia de landing page + eBook, com um e-mail de confirmação e outro de oferta, seja suficiente.
Com uma ferramenta de e-mail marketing, você consegue criar a landing page mesmo sem conhecimento em web design, hospedar o seu eBook em uma página web (como no WordPress) e fazer disparos de e-mails. Simples e prático, não é verdade?
Ticket alto
Agora vamos supor que seu produto seja um curso online de R$ 800. Certamente o público irá impor algumas objeções, por isso será necessário criar uma jornada de compra maior para conduzi-lo até a venda.
E neste caso você vai precisar se utilizar de mais recursos da sua ferramenta de e-mail.
Para um produto de ticket alto você vai montar um funil de vendas, que pode começar com o download de um eBook (como no exemplo anterior) ou até mesmo um workshop gratuito.
Até a data do lançamento do seu curso principal, você terá uma quantidade de dias (estabelecida com antecedência) para nutrir os leads que se inscreveram para participar do workshop.
Durante essa jornada, aproveite a sua ferramenta de automação para separar seus leads por listas, tags e segmentações. O importante aqui é não cansar a sua lista com conteúdos irrelevantes.
Uma boa dica é criar um fluxo de automação, iniciando no momento da conversão (download do eBook ou inscrição para workshop). Tente criar e-mails com objetivos específicos, e vá separando os leads de acordo com o comportamento e interesses.
No dia do workshop, que deve vir acompanhado de um lançamento do seu produto principal, faça uso de gatilhos mentais nas suas campanhas de e-mail (pode experimentar também o SMS). As pessoas costumam tomar decisões mais rápidas em casos de exclusividade, escassez e tempo limitado.
Qual ferramenta devo usar?
Aqui na A&P Web utilizamos a E-Goi, uma ferramenta completa que permite fazer toda a gestão dos seus leads. Aproveite a E-Goi para importar suas listas, criar segmentações e aplicar tags. Também há um recurso de lead scoring, para pontuar seus leads e identificar quais são os mais engajados.
Com a E-Goi você vai disparar campanhas de e-mail, SMS, Web Push e até por voz, além de criar páginas de captura e formulários. Certamente vai ajudar na estratégia de venda do seu produto.
Você sabia que pode usar a E-Goi por 30 dias gratuitos? Saiba mais, clique aqui.
Confira também no blog da A&P Web: Automação de marketing: saiba como poupar tempo e gerar mais resultados na internet