Skip to content
Google Ads: 5 dicas para iniciantes terem resultados
4 de fevereiro de 2019
Blog
Por Fabiana Guilherme
Analista de marketing e Gerente de Contas na A&P Publicidade
Para quem ainda não conhece, o Google Ads (até pouco tempo chamado de Adwords) é a plataforma de publicidade do Google, largamente utilizada por quem quer aumentar suas vendas e escalonar seus negócios online.
Confira também no blog da A&P Publicidade: Conquiste mais clientes em sua loja física com o Google Meu Negócio
É por meio dessa ferramenta que podemos programar aqueles resultados que aparecem no topo da página do Google em uma busca, e esses anúncios estão nessa posição porque as empresas pagam para que fiquem em destaque.
Além da própria página de resultados do Google, o Ads permite divulgação de produtos ou serviços dentro de sites, para que as pessoas os vejam enquanto navegam na web.
Quer entender mais? Confira a seguir como funcionam os anúncios pagos cadastrados no Google Ads e veja dicas para potencializar o uso dessa ferramenta.
Anúncios no Google Ads
Os anúncios programados no Google Ads são exibidos principalmente nos resultados de pesquisa, o que os tornam extremamente relevantes, visto que as pessoas verão o produto/serviço em destaque quando buscarem termos relacionados a ele na plataforma de pesquisa.
Por meio do Google Ads também é possível anunciar em sites parceiros usando outros formatos de divulgação, como banners em páginas ou vídeos promocionais no YouTube.
Dentre os principais motivos para anunciar no Google Ads, podemos destacar o seu poder de segmentação (por palavra-chave, por tópicos ou canais, por público-alvo, idade, local, idioma, dentre outras).
Além disso, o controle de investimento nos anúncios pagos do Google é relativamente fácil, pois o anunciante pode controlar o valor a ser investido por mês, por dia e até por campanha.
Para os que se vão se aventurar em usar o Google Ads, separamos algumas dicas incríveis que irão fazer a diferença em suas campanhas e vão garantir resultados mesmo você sendo iniciante no assunto. Vamos ver o que pode ser feito?
1 – Defina o objetivo dos seus anúncios
O fator mais importante para o sucesso de uma campanha é definir qual é o seu objetivo dentro do Google Ads. Os objetivos mais comuns disponíveis dentro da plataforma são:
- atrair mais visitantes para o seu site;
- vender algum produto ou serviço;
- ter mais downloads em um material disponibilizado.
É por meio do seu objetivo que você desenvolverá a sua campanha e aplicará as otimizações necessárias para que ela tenha sucesso. Então, faça o seu planejamento e escolha o objetivo que mais se adequa a sua meta de marketing.
2 – Trabalhe com seu público-alvo
Um erro muito comum cometido pela maioria dos iniciantes em Google Ads é não utilizar a segmentação por público-alvo.
Muitos criam campanhas extremamente abertas, sem nenhum tipo de segmentação utilizando apenas as palavras-chaves como diretrizes. Aproveite o fato de que há diversas segmentações no Google Ads, dentre elas a geográfica. Isso é fundamental, pois a segmentação por local é mais que necessária para quem trabalha com negócios físicos.
Assim sendo, segmente suas campanhas para o seu local de atuação. Caso atue em todo o país e tenha uma verba limitada, segmente para as regiões em que possui maior atuação e clientes em potencial.
Também é possível segmentar por público-alvo ou interesse e dispositivos móveis. Entenda quem é seu público e defina sua segmentação!
3 – Utilize o planejador de palavras-chaves e trabalhe com os termos corretos
A escolha da palavra-chave é essencial para o sucesso da sua campanha, e é por isso mesmo que o Google Ads disponibiliza, dentro da ferramenta, o planejador de palavras-chaves.
Lá você pode obter ideias de volumes de busca e custos por palavra-chave. Ao definir um termo relacionado a sua campanha, pense em sua Persona: o que/como ela buscaria meu produto/serviço no Google? Isso pode ajudar e muito!
4 – Inclua palavras-chaves negativas
Parece óbvio, mas muitos iniciantes no Google Ads não incluem palavras-chaves negativas em suas campanhas. Isso é um item obrigatório caso você deseje ter sucesso.
Faça uma lista de palavras pelas quais você não quer ser encontrado e as adicione assim que criar as suas campanhas.
Acompanhe a sua conta e veja por quais palavras você está sendo encontrado, identifique aquelas que não são interessantes para o seu negócio e faça a negativação. Ninguém quer gastar dinheiro à toa com cliques desnecessários, não é mesmo?
5 – Utilize as palavras-chaves nos textos dos anúncios
Mais uma dica básica e muitas vezes esquecida: ao elaborar os textos para os seus anúncios, não esqueça de incluir neles as palavras-chaves. Quanto melhor você conseguir inserir as palavras (de modo que faça sentido no contexto do anúncio), mais bem posicionado você ficará.
Pronto para começar a usar o Google Ads? Lembre-se que seguir essas dicas é de grande ajuda, mas a melhor forma de criar campanhas cada vez mais assertivas é ir testando diferentes parâmetros e sempre ir acompanhando os resultados para identificar onde você pode melhorar.
Confira também no blog da A&P Publicidade: Algumas estratégias que podem aumentar o faturamento de loja online