
Por Marcelo Cezar
Coordenador de Marketing e Gestor de Contas na A&P Publicidade
Hoje aqui no blog da A&P Publicidade quero falar de uma ferramenta 100% gratuita do Google Meu Negócio pouco conhecida e utilizada por empresas que divulgam o seu negócio online: o Google Post.
Confira também no blog da A&P Publicidade: 5 dicas rápidas para aumentar o engajamento da sua empresa nas redes sociais
Antes de iniciar, caso você ainda não conheça o Google Meu Negócio, ou não sabe como se cadastrar, clique aqui e confira um texto que preparei meses atrás em que explico um pouco sobre essa excelente ferramenta do maior buscador online do mundo.
Neste texto, a ideia é apresentar especificamente o Google Post: o que é, como funciona, quando e como utilizar, além de dar algumas dicas que podem ajudar a sua empresa a se destacar usando essa ferramenta. Continue conosco.
O que é o Google Post?
O Google Post é mais uma maneira de divulgar a sua empresa diretamente nos buscadores do Google. Para utilizar a ferramenta, antes de tudo, você precisa se cadastrar no Google Meu Negócio, pois essa é uma funcionalidade específica desse serviço.
Assim que o seu negócio é pesquisado no Google, além das informações gerais (localização, horário, avaliações), os posts que você publicar aparecerão juntos na busca. Dessa forma, além de informações relevantes sobre a empresa, o usuário poderá acompanhar as notícias e novidades sobre o seu negócio.

Quer saber outra coisa muito legal? O seu post aparece não somente nas buscas online, mas também no Google Maps!
Como funciona a ferramenta?
Os posts no Google Post possuem três elementos: texto, imagem e link. A dica que eu dou é: crie um texto pequeno e direto, que diga exatamente do que se trata o assunto. Além disso, utilize imagens que tenham a ver não só com a matéria do artigo, mas também com o seu negócio.
Para finalizar, utilize a área de link para encaminhar o seu cliente para o site para que ele possa obter maiores informações sobre o assunto da publicação.
Como publicar?
Publicar no Google Post é simples e fácil:
- Faça o login no Google e acesse o perfil da sua empresa no Google Meu Negócio.
- Na barra lateral clique em “postagens” e depois, na nova tela, escolha entre adicionar atualização, adicionar evento, adicionar oferta e adicionar produto.
Confira nas imagens abaixo:


Não tem muito segredo, não é mesmo?
Dicas rápidas
Agora que você já sabe como usar o Google Post, separei 3 dicas simples para aprimorar esse trabalho. Elas são baseadas nos três principais elementos da ferramenta (conteúdo, imagens e links) e podem ajudar você a desenvolver as suas ideias e melhorar os seus resultados com as publicações. Confira abaixo.
Conteúdo
Utilize a ferramenta para divulgar conteúdos exclusivos, que tenham relevância e ajudem a solucionar problemas e dúvidas dos seus clientes. Uma outra dica que dou é aproveitar esse espaço para divulgar eventos e promoções da sua marca.
Imagens
Repare que a imagem que aparece no buscador é um tanto quanto pequena, por esse motivo, evite colocar textos em cima dela, dessa forma você evita problemas de legibilidade. Se esforce também para usar imagens bonitas e que tenham relação com seu negócio, produto ou serviço.
Links
A ferramenta disponibiliza um botão para que você faça uma “linkagem” ao conteúdo que deseja divulgar. Utilize uma das 5 opções diferentes conforme o assunto do conteúdo: Saiba mais, Reservar, Inscreva-se, Comprar e Salvar Oferta.
Conclusão
O Google Meu Negócio é uma excelente ferramenta para divulgar a sua empresa de uma forma precisa e o melhor: gratuita. Mas, para isso, você tem que conhecer e explorar todas as suas funcionalidades.
Comece a usar, hoje mesmo, o Google Post! Além de divulgar as suas atualizações, você pode gerar ainda mais engajamento com o seu público divulgando conteúdos que realmente interessam ao seu cliente.
Caso precise de ajuda para configurar a ferramenta, ou para melhorar a sua estratégia online, fale com a A&P Publicidade. Nós podemos ajudar com o marketing digital da sua empresa!
Confira também no blog da A&P Publicidade: URL amigável: o que é e por que ela é importante
