O que é intenção de busca do usuário e como influencia o SEO

O SEO precisou acompanhar os avanços da ferramenta de busca mais acessada no mundo, o Google. Para conseguir boas colocações dos sites e blogs nas pesquisas, além dos algoritmos, códigos e robôs, tem sido necessário recorrer a uma etapa mais subjetiva: a compreensão da intenção de busca das pessoas.

Ao ler esse artigo você vai entender o que é intenção de busca do usuário e como ela influencia o SEO. Conhecendo bem a relação entre os dois, você terá captado a maneira como o Google tem funcionado e conseguirá bons resultados. Vamos lá?

 O que é intenção de busca do usuário?

Intenção de busca é tudo que o usuário quer encontrar ao fazer uma pesquisa nos buscadores. Vamos ao exemplo: uma pesquisa por “aquarela para iniciantes” tem a intenção de encontrar o passo a passo básico e dicas primárias sobre pintura com aquarela, e não aulas avançadas sobre essa técnica. 

Então, essa compreensão mais subjetiva da palavra-chave digitada pelo usuário permite planejar a criação de conteúdo que atenda às necessidades da persona. Para sistematizar a interpretação das intenções, elas foram classificadas em 3 tipos:

  1. Navegacional. O usuário já sabe onde ir, mas usa o navegador para chegar lá de forma mais fácil. Ex.: digitar nomes de uma lojas virtuais para chegar nelas.
  2. Informacional. O usuário quer aprender sobre um assunto. Em uma jornada de compra, essa a é a primeira etapa.
  3. Transacional. A pesquisa é direcionada para a conversão. Vem depois que o usuário buscou informações sobre o que quer.

A intenção de busca do usuário vale não só para o Google, mas também para o Youtube, redes sociais e qualquer outro canal do Marketing Digital que tenha sistema de busca. O Google já descobriu essa estratégia há um tempo e a partir dela tem feito um novo filtro para o ranqueamento de conteúdo.

Sendo assim, é fundamental que se compreenda que a intenção de busca e o SEO devem andar juntos. Do contrário, ficará mais difícil conseguir o destaque desejado para os conteúdos. Vamos entender um pouco melhor sobre a relação da intenção de busca e o SEO a seguir.

Saiba como a intenção de busca influencia o SEO

Como os critérios de ranqueamento do Google mudaram, as estratégias de SEO também precisaram se renovar. A fórmula para ter destaque nas pesquisas passa pelo entendimento da linguagem humana para desvendar a intenção de busca do usuário. Isso porque cada pessoa utiliza palavras diferentes para tentar encontrar uma resposta. Vai além da palavra-chave.

Antes, as estratégias SEO, para serem mais eficazes, identificavam as palavras que os usuários usavam para encontrar determinados assuntos e analisavam a quantidade de vezes que ela deveria ser utilizada nos conteúdos. Então, o Google fazia a correspondência da pesquisa do usuário com o conteúdo, dando mais destaque para aquela página no ranqueamento.

Não é mais possível trabalhar com base apenas nas palavras-chave, sem entender o sentido delas. O Google, e por consequência, o SEO, não se interessam mais por robôs, mas sim pelos usuários e suas intenções ao fazer a busca. A pergunta de um milhão de dólares agora é: o que o usuário realmente quer encontrar ao fazer essa pesquisa?

Conclusão

A partir da leitura, ficou claro que a intenção de busca do usuário é o novo ponto de partida para a produção de conteúdo digital. Isso, claro, se a sua intenção for colocar o seu website ou blog no topo das pesquisas do Google.