Não é de hoje que falamos sobre as mudanças na comunicação de uma marca ou empresa com seu público. Lá, não tão distante, entendíamos alterações nas estruturas da publicidade, em que relacionamento entre marcas e consumidores já se transformava, mas com um objetivo final claro e direto: a venda. Ainda com foco em vendas, o grande diferencial agora está no processo e nos valores que o caminho até a finalização da compra adicionam a marca.
As pessoas estão no centro de tudo. Vimos em pouco tempo um termo ainda desconhecido a muitos se tornar o “novo normal”: Home office. O sentido das palavras On e Off nunca foram tão bem aplicados. E com tanta gente em casa, tantas marcas comprando seu “lote” no mundo digital, o principal a qualquer empresa é não ser esquecida. Muitas marcas passarão através de vídeos, artes gráficas, fotografias, e só ficarão se seguirem critérios de atenção adotados, instintiva e inerentemente à quarentena, pelo público. Ou seja: você precisa não mais conhece-lo, mas reconhece-lo. As pesquisas sinalizam que os brasileiros esperam hoje que sua marca seja útil, realista, prática e que lidere mudanças.
Com a valorização da saúde e bem-estar, veio a preocupação social, então sua comunicação deve ser relevante ao dia a dia. O que estará sendo avaliado são os valores da marca. E é preciso mantê-la. É pela constância que o público-alvo se identificará ou não com tais valores.
Tem se engajado com causas sociais? Levanta alguma bandeira de inclusão, de diversidade ou, principalmente, de cuidados com o meio ambiente? Mais que os textos redigidos, as atitudes da sua empresa contarão agora a real natureza da sua marca e despertará o reconhecimento.
Abandone o interruptor de liga e desliga. A conversão agora é a jornada em si. Nutra seu público, nós te ajudamos. Será desafiador, pois os pontos sempre exaltados, como qualidade de produto e serviço, já não satisfazem, o diferencial de marca hoje está em verdadeiramente ofertar experiências transformadoras.
A via é de mão dupla. Então, deve-se estar ciente de que esse público, que cobra por transformação, trará Feedback. Esteja preparado para simplesmente tudo: se retratar, se posicionar, se eventualmente assumir alguma gafe ou, até mesmo, para um inesperado protagonismo. Não há previsões do que será viral amanhã.
Indicamos ainda que se mantenha informado das crescentes no mercado digital. Mais que nunca as compras, estudos e vendas, passaram a ser digitais e é preciso estar atento aos dados. Há pesquisas sendo feitas em diferentes setores de mercado, como o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), o IEMI – Inteligência de Mercado, que vão te dar base para entender o mercado até agora e se preparar para possíveis tendências futuras.