O estado não é capaz de alcançar e resolver todos os problemas da sociedade. Por mais que essa não seja uma assertiva feliz, o certo é a sua verdade.
Por isso que o papel de algumas ONGs é fundamental. A maioria delas tomam para si a responsabilidade de tocar em feridas necessárias e buscar soluções para alguns problemas mais imediatos.
No post de hoje, vamos falar sobre a relação saudável que pode ser estabelecida entre marketing digital e as ONGs e de como isso deve ser estimulado entre os colaboradores da empresa.
O papel das ONGs na sociedade
A ONG é um formato de instituição do Terceiro Setor que tem por objetivo trabalhar ações de interesse público a partir de demandas não resolvidas pelo Estado.
Na maioria esmagadora das vezes, as ONGs trabalham de forma mais imediata, ou seja, no atendimento das situações que foram deixadas de lado mas que são urgentes. E como o próprio nome sugere, são não-governamentais. Isso significa dizer que não possuem qualquer relação com órgãos governamentais.
Além de já serem sem fins lucrativos, por fazerem parte do terceiro setor, elas não recebem qualquer apoio ou subsídio público para atuação.
Isso mesmo! Suas operações são custeadas através de doações e voluntariado.
É importante lembrar que nem toda ONG vai realizar um trabalho de ação social.
Isso porque uma ONG pode ser qualquer organização que não seja governamental, a exemplo clubes, agremiações e até mesmo instituições religiosas.
Como o marketing digital pode ajudar as ONGs
Se o assunto é engajamento, ninguém melhor que o marketing digital e de conteúdo. Um dos principais objetivos do marketing digital é posicionar uma marca na web de modo a gerar uma percepção positiva na audiência.
E o que melhor do que uma percepção positiva para engajar pessoas em uma causa social?
Dando visibilidade para os propósitos e ações da ONG nas redes sociais, ela vai estar alcançando um número maior de pessoas, o que com certeza gerará mais voluntariado e também doações.
A importância da comunicação interna no estímulo a essas práticas
As ONGs que trabalham com pautas sociais não atendidas pelo Estado custeiam suas operações através de doações e da força de trabalho voluntária.
Por isso, é extremamente importante estimular que seus colaboradores doem ou se voluntariem para alguma ONG com objetivo social, preferencialmente alguma perto de seu entorno de habitação e convivência.
Essas entidades trabalham no gargalo, atendendo demandas imediatas e ignoradas pelo governo, por isso que, ao ajudar uma que esteja próximo de sua realidade, consequentemente você está contribuindo para a evolução do capital humano e social da comunidade onde você vive.