
Por Rodrigo C. Furlan
Analista de Criação e Desenvolvimento na A&P Publicidade
Ferramentas como o Google Ads e o Facebook Ads, conhecidas no marketing como mídias pagas, têm evoluído muito nos últimos anos com a constante implementação de novas tecnologias, como a introdução de machine learning e inteligências artificiais nessas plataformas.
Confira também no blog da A&P Web: A cultura Geek: um tiro certeiro no mercado consumidor
Apesar dos desafios, o recurso de mídias pagas é indispensável no mercado moderno. Abaixo, estão listadas algumas dicas básicas que podem te ajudar na gestão de mídias pagas. Confira e coloque-as em prática!
Segmentação de praça
Foque seus anúncios onde eles geram conversão. Parece óbvio, mas é sempre bom lembrar de concentrar seu produto onde você tem mercado!
Não tem por que criar anúncios em âmbito nacional se suas conversões se concentram na região Sudeste, por exemplo. Descubra onde está seu público e impulsione suas vendas.
Objetivo claro e uso de estratégias coerentes
É preciso fazer a utilização correta das ferramentas. Concentre-se em maximizar conversões. Campanhas para maximização de cliques podem gerar um tráfego maior na sua loja virtual, mas não necessariamente aumentam suas vendas.
Considere a jornada de compra do consumidor e os diferentes tipos de dispositivos utilizados. Pode ser que você tenha mais conversões por desktop, mas isso não significa que deva desconsiderar os demais dispositivos.
É comum hoje em dia que o cliente faça a pesquisa por celular e termine a conversão por desktop. Considere sempre o funil de vendas.
Estabelecimento de metas
Suas metas têm a função de guiar a ferramenta. Para explorar ao máximo os recursos, você deve ter um objetivo bem definido e alinhado com suas estratégias. Lembre-se da tríade básica: reconhecimento de marca, vendas e leads.
Tópico extra: erros comuns a serem evitados
Além das ações listadas acima, é preciso ficar de olho em alguns equívocos que costumam estar presentes em uma campanha de mídia paga e que podem acabar atrapalhando-a:
- Mensurar resultados específicos e separados – a análise de resultados deve ser feita pelo plano de marketing e mídia geral, não separadamente. Entenda a função de cada forma de mídia paga e seu papel e função dentro do funil de vendas.
- Deixar de parametrizar URLs – considere sempre a origem e mídias para saber quais campanhas deram resultado.
- Palavras-chave com correspondência errada – saiba em quais termos investir. Palavras aleatórias são gastos desnecessários que vão interferir no desempenho do seu anúncio.
Essas são apenas algumas dicas que podem ajudar a desenvolver e potencializar seus resultados em mídias pagas. Existem ainda muitos outros aspectos a serem estudados e novidades ainda por vir.
Nosso conselho é manter-se atualizado constantemente para garantir o sucesso das suas campanhas. Que tal começar lendo nosso ebook sobre gestão de mídias pagas? Faça o download gratuitamente agora mesmo!
