Descubra aqui por que investir num site próprio é a decisão mais barata e inteligente quando se trata de aumentar as vendas.
Em 2022, seja que você tem um negócio grande ou pequeno, físico ou digital, com certeza você já ouviu falar sobre a importância de estar presente na internet.
No entanto, “a internet” é um termo muito amplo, e para quem está começando, pode ser difícil identificar os espaços corretos que seu negócio precisa ocupar para se manter saudável. Para te ajudar nisso, vamos esclarecer alguns pontos sobre canais digitais.
Vamos começar com um pequeno exercício: Procure no buscador do Google pelo nome das 5 marcas que você mais consome. Qual é o resultado que aparece em primeiro lugar?
Provavelmente, seja o site próprio da marca, e logo embaixo as redes sociais.
Agora, simplesmente procure por um serviço e um local. Por exemplo: Eletricistas em São Paulo. Você vai encontrar uma lista de possibilidades com dados para contato, certo? Isso só é possível porque aqueles negócios possuem um site próprio.
Por último, procure uma pergunta sobre o serviço que você quer, como por exemplo: Sinais de que estou precisando de um eletricista. Desta vez, você vai se deparar com blogposts que falam sobre isso dentro de um… Adivinha? O site de uma empresa de eletricistas.
Então, podemos concluir que os principais benefícios de ter um site próprio são visibilidade, e autoridade. O seu negócio ganha magnitude, e ao mesmo tempo você aumenta o potencial de vendas, já que qualquer pessoa, em qualquer lugar, em qualquer circunstância, pode se deparar com seu site e decidir se transformar num cliente (Isto se chama geração de leads).
A procura de Google é uma das principais maneiras em que usuários procuram por soluções e serviços que atendam às suas necessidades. E ficar de fora disso pode representar a diferença entre escalar o seu negócio ou levar ele à falência.
Outro ponto importante é o valor. Enquanto campanhas de marketing tradicional pressupõem um orçamento que pode não ser acessível a todos, o marketing digital oferece um mundo de possibilidades que se adaptam às suas necessidades. Os resultados das campanhas podem ser medidos com muita facilidade, tornando possível os ajustes e aumentando a assertividade e a segmentação nas suas ofertas, o que eleva exponencialmente o retorno sobre o investimento (ROI).
Os conteúdos relevantes e personalizados também são um grande recurso dos sites que precisa ser explorado. Você pode criar espaços para contar a história da empresa, enumerar os diferenciais, citar parcerias relevantes, e ter um blog para falar sobre assuntos em que seu potencial cliente se interessa. Se ele gostar o suficiente, pode deixar suas informações de contato e te oferece a possibilidade de iniciar campanhas de e-mail marketing, por exemplo. Uma iniciativa barata, e eficaz, já que o ROI do e-mail marketing é acima de 400%.
Onde entram as redes sociais?
Em mercados cada vez mais competitivos e segmentados, a comunicação com seu cliente precisa ser omnichannel. Isto quer dizer, feita por muitos canais. Portanto, estar presente nas redes sociais continua sendo um requisito fundamental para sua marca. Mas, por se tratar de um “terreno alugado” e com finalidades completamente diferentes às de um site, os 2 canais precisam ser aliados complementares. Um não tira a importância do outro.
Enquanto um site é a sua casa própria na internet, o lugar oficial para comunicação, as redes sociais são a principal ferramenta de interação e humanização de uma marca. As pessoas não entram nas redes sociais necessariamente para comprar alguma coisa ou contratar um serviço. Elas entram para se relacionar com outros seres humanos.
Por isso, é um excelente canal para produzir conteúdos mais descontraídos e evidenciar o posicionamento da marca. Existem facilidades nas redes sociais que podem te ajudar a identificar o tipo de público que sua marca atrai, e fazer ofertas mais assertivas para eles. Também deve ser um lugar de troca, de conversa. Onde as 2 partes se manifestam e ganham alguma coisa.
Assim, as pessoas podem te encontrar na sua rede social, e serem encaminhadas para seu site. Como encontrar com amigos num bar e depois continuar a conversar em casa.
Tanto a criação e manutenção de um site, como o gerenciamento das redes sociais e a produção e conteúdo não podem ser levados de maneira leviana. São estratégias sérias e consistentes que, se feitas com capricho, podem ser o que está faltando para impulsionar de vez o seu negócio.