O Joomla é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS, Content Management System) que permite criar uma página da web em pouco tempo e sem exigir muito conhecimento técnico.
Este gerenciador de conteúdo é um software de código aberto, desenvolvido em PHP e possui uma Licença Pública Geral GNU (GPL). Além disso, possui uma grande comunidade de desenvolvedores que voluntariamente dedicam parte de seu tempo e trabalho para possibilitar que esse CMS continue funcionando e crescendo.
O Joomla usa um painel de administração ou área de trabalho com o qual você pode criar, editar ou excluir conteúdo da sua página da web, adicionar novas funcionalidades através de plug-ins ou complementos do Joomla e alterar o design com uma das centenas de modelos existentes em seu site.
Para que serve o Joomla?
Como acabamos de ver, o Joomla é uma ferramenta usada para criar uma página da Web de maneira fácil e rápida. E sim, páginas da web de todos os tipos, como:
- Sites e blogs pessoais
- Páginas corporativas
- Blogs da empresa
- Fóruns e bate-papos
- Sites ou revistas de notícias on-line
- Lojas online
Preciso pagar para fazer o download e poder usá-lo?
Agora que você sabe o que é o Joomla, certamente a próxima pergunta que vem à mente é se você deve ou não pagar por isso. A resposta é não.

O Joomla é um gerenciador de conteúdo totalmente gratuito que você pode instalar na sua hospedagem sem nenhum custo. A única coisa que você precisa para fazê-lo funcionar é um plano de hospedagem, como um plano de hospedagem SSD ou, se o projeto for muito avançado, um servidor VPS.
Joomla: O segundo gerenciador de conteúdo mais usado
Você sabia que o Joomla leva a medalha de prata como o gerenciador de conteúdo mais usado no mundo? É usado por 2,7% de todas as páginas da web em todo o mundo e possui uma participação de mercado de 4,7% (dados extraídos da W3Techs).

À frente está o WordPress, com 35,1% de uso em todo o mundo, um número que continua a crescer e aumentar sua participação de mercado. O WordPress é uma das melhores alternativas ao Joomla; portanto, se você estiver em dúvida sobre um ou outro gerenciador de conteúdo, espero que este artigo possa ajudá-lo, Joomla x WordPress: Qual é o vencedor?
Extensões Joomla: seu mecanismo principal
O que seria do WordPress sem seus famosos plugins? PrestaShop sem seus addons? Nada. Bem, no Joomla, acontece exatamente a mesma coisa. Quase todos os gerenciadores de conteúdo baseados em PHP permitem aumentar as funcionalidades que eles trazem por padrão através do uso de extensões ou plugins.
As extensões do Joomla são um dos seus maiores potenciais. A operação do seu site pode ser estendida até o ponto em que você deseja, graças às extensões que este CMS possui.
No diretório oficial do Joomla, você tem disponível uma compilação com quase 8.000 extensões diferentes e dividida em 34 categorias (redes sociais, formulários de contato, comunicação, fotografia, etc.). Você pode fazer o download de alguns deles gratuitamente, embora também existam extensões pagas.
Se você quiser saber o que é o Joomla em profundidade, também precisará saber como diferenciar os 5 tipos de extensões existentes no Joomla:
Componentes
Eles são as maiores extensões do Joomla. Eles são caracterizados por ter um painel de administração (back-end) e uma parte pública (front-end) e são responsáveis por gerar o conteúdo principal de cada uma das páginas do seu site. Esses componentes são do tipo:
- com_content. Responsável pelo gerenciamento do conteúdo.
- com_frontpage. Exibe a página principal da web.
- com_banners. Responsável pelo gerenciamento de banners publicitários.
- com_rss. Responsável por promover notícias para outros sites.
- com_search. Responsável por pesquisas internas.
- com_messages. Gerenciar mensagens internas.
Módulos
São extensões que permitem adicionar funcionalidades específicas ao modelo do Joomla. Em outras palavras, eles são responsáveis por adicionar informações complementares ao conteúdo principal.
Alguns dos módulos mais usados são aqueles usados na barra lateral de navegação para mostrar os artigos mais visitados em um blog ou “Últimas notícias”. Normalmente esses módulos permitem colocar a saída de um componente. Por exemplo, este módulo “Últimas notícias” seria vinculado ao componente com_content.
Plugins
São as extensões Joomla mais avançadas. Estes são pequenos pedaços de código que são executados quando certos eventos ocorrem. No painel de administração do Joomla, você pode gerenciar os plugins (instalar, desinstalar, excluir, etc)
Modelos
São as extensões responsáveis pelo design do seu site e que definem como o conteúdo do seu site é exibido. Existem modelos para a parte visível do seu site, ou seja, o front-end e para o painel de administração.
Línguas
Existem extensões Joomla que permitem alterar o idioma do seu CMS para o que você quiser, tanto no front-end quanto no back-end.
Determinado a criar seu próprio site?
Se você está pensando em criar um site ou uma loja online, o Joomla pode ser uma opção muito boa. Graças à grande comunidade que este CMS suporta, há muitas informações disponíveis que podem ajudá-lo no processo.
Além disso, todas as extensões disponíveis (gratuitas e pagas) ajudarão você a configurar seu aplicativo para medir e criar um site adaptado às necessidades da sua empresa.