Saiba o que é experiência do usuário e conquiste mais clientes para o seu e-commerce

O objetivo de todo empresário é aumentar as vendas do seu negócio. Para isso, existem estratégias de venda que, quando bem executadas, se tornam indispensáveis. O mesmo vale para o ambiente virtual. Os websites institucionais ou comerciais, chamados de e-commerce, também precisam agradar os usuários, futuros clientes em potencial. A essas estratégias voltadas para o marketing digital, damos o nome de experiência do usuário.

Esse artigo pretende explicar para você o que é e como funciona a experiência do usuário. Informações como essas podem garantir o crescimento exponencial do seu site. Aconselhamos a ficar conosco e aproveitar ao máximo nossas dicas. 

Entender sobre experiência do usuário é ainda mais valioso nesse momento em que acontece a expansão do e-commerce no Brasil. No mês de dezembro de 2020, registraram alta de 53,83%, em relação ao mesmo período em 2019. Esses números são do índice MCC-NET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) em parceria com o Neotrust Movimento Compre & Confie.

O primeiro passo é conhecer de forma mais detalhada o que é experiência digital ou user experience (UX). Confira a sua definição a seguir.

O que é experiência do usuário?

Ao nos referirmos a esse recurso, podemos chamá-lo também de UX, sigla de user experience, sua versão em inglês. As suas ações abrangem todas as interações do usuário com uma marca. Em tempos de transformação digital, ele está sendo aplicado para sites, aplicativos móveis, ferramentas e outros canais de comunicação digital.

Se coloque no lugar do cliente ao acessar o seu website e reflita: tive uma boa experiência visual ao acessar? Encontrei o que eu queria com facilidade? O tempo que levei para navegar foi o ideal? São questionamentos como esses que estão previstos quando se propõe a investir em experiência do usuário.

Atualmente, para o cliente estar satisfeito não basta o produto ou serviço ter qualidade. É preciso que a empresa se apresente virtualmente de maneira descomplicada e atraente. Outra necessidade é adaptar o fluxo de interação aos comportamentos e características do usuário. Em outras palavras, precisa ter empatia com o público, nesse caso, o usuário. A seguir, vamos listar quais os pontos essenciais para uma experiência do usuário ideal. 

Conheça os pilares da experiência do usuário

A experiência do usuário é composta por pilares. O empenho em cada um deles trará a recompensa mais valiosa quando se tem uma empresa: aumento do lucro. Os pilares são:

Atrativo Visual

A apresentação visual do website é crucial no primeiro contato com o possível cliente. Um design agradável, coerente e atrativo vai prender a atenção do usuário fazendo com que ele permaneça na página por mais tempo.

Utilidade

A experiência do usuário deve ser funcional. Uma dica é agregar às plataformas canais de resolução de problemas. Estamos falando de calculadoras, planilhas, manuais técnicos, e até conteúdo com foco educacional.

Acessibilidade

O primeiro ponto nesse quesito é garantir que o e-commerce seja acessado através de dispositivos variados, além dos tradicionais como o computador ou notebook. Para isso, o design deve se adaptar a cada dispositivo (otimização e ajuste). Incluir o público com restrições físicas, como as pessoas com deficiência visual, possibilitando acesso à informação, também é uma maneira de atrair mais holofotes para sua marca.

Credibilidade

Nesse caso, o foco está em atender as expectativas do usuário, sem apresentar erros. Cumprir os objetivos que os agregados prometem apresentando verdadeiramente resoluções para os problemas. Isso transmite confiança, que pode levar a compras, assinaturas e demais relações comerciais duradouras.

Intuitivo

O segredo aqui é que o usuário possa navegar pelo site ou blog de forma intuitiva. Ou seja, sem precisar de ajuda.

Desempenho técnico

É muito importante que o blog ou site não tenha falhas. A velocidade de carregamento otimizada e o bom desempenho técnico são fundamentais para que o usuário se sinta confortável. Além disso, um site com excelente desempenho é mais valorizado pelos algoritmos dos buscadores.

Conclusão

Ter um e-commerce exige, principalmente, ter empatia. Sem ela, o empresário não consegue enxergar a importância da experiência do usuário.  Ao se colocar no lugar do usuário, é possível entender as suas necessidades e limitações. Dessa forma, terá bagagem para tornar a sua visita à empresa virtual mais agradável e produtiva. Esse é um passo decisivo para conquistar o seu espaço.