O funil de vendas é, sem dúvida, um dos principais conceitos do marketing, principalmente no universo digital. É através dele que uma loja atrai possíveis interessados no produto ou serviço que ela oferece e tenta fazer com que essa atração resulte em vendas.
Porém, por mais que as técnicas básicas para um bom funil de vendas sejam de conhecimento dos profissionais de marketing e de muitos comerciantes, sempre dá para ir além. A ideia aqui é te ajudar a ir além do básico, encantar e conseguir resultados ainda melhores.
O que é um funil de vendas
Caso você não faça ideia do que se trata um funil de vendas, basta clicar aqui para entender melhor como ele funciona. Mas vale deixar uma explicação bem resumida.
Ele se chama funil por ter uma base larga e um topo estreito. Esse termo é usado no marketing digital porque normalmente se busca divulgar um negócio para um número grande de pessoas. Contudo, durante o processo, nem todas realizam uma compra.
Por exemplo, se você tem uma rede de oficinas, pode publicar o seguinte conteúdo em seu blog: “Sinais de que você abasteceu com gasolina adulterada”. Trata-se de um conteúdo de topo funil. Você vai atrair muita gente cujo carro começou a engasgar e que pesquisou no Google “gasolina adulterada” (se quiser saber mais um como ter um blog pode ser bom para o seu negócio, clique aqui).
Se a pessoa ler e chegar à conclusão de que não abasteceu com gasolina adulterada, já que os sinais indicados são diferentes do que acontece com o carro dela, ela não precisa da sua oficina, portanto não passará para o meio do funil. As demais, que identificarem que o problema do carro é mesmo gasolina adulterada, passarão a estudar algum tipo de solução. Aí, é legal ter um post que alerte sobre “Riscos de rodar com gasolina adulterada”.
Depois de ler esse segundo conteúdo, algumas pessoas que chegaram ao seu blog lá atrás, com uma busca sobre gasolina adulterada no Google, vão passar ao meio do funil. É neste momento que elas buscam soluções para o problema e você pode oferecer um post como: “Abasteceu com gasolina adulterada? Veja o que fazer!” No qual, é claro, você vai direcioná-la para o seu site ou para a sua oficina.
Como otimizar um funil de vendas
Como já foi dito, oferecer conteúdos focados em cada etapa do funil é o básico para se montar um funil de vendas em marketing. Mas há outras ações e iniciativas que são capazes de melhorar a eficácia e a eficiência do seu negócio e, é claro, gerar mais vendas:
Busque leads qualificados
Cada pessoa que acessa seu site pode ser um lead e se tornar um cliente, se for qualificado. Contudo, há visitantes que podem ter caído ali por acaso ou que não têm tanto interesse assim no seu produto ou serviço.
Logo, é importante encontrar formas de “filtrar” quem de fato pode se tornar um cliente e não gastar tempo e energia em relacionamentos que não trarão resultados. Uma boa ideia pode ser o uso de um formulário, para quem um atendente entre em contato. Se a pessoa preenchê-lo é porque está mesmo interessada.
Conheça seu público
Quanto mais você entende o perfil do seu consumidor, o relacionamento e o uso dos apelos de vendas corretos ficam mais fáceis. Os dados coletados em formulários, aliás, podem ser bastante úteis no sentido de conhecer cada vez melhor os possíveis compradores.
Ofereça conteúdo qualificado e otimizado
Tem relação com os dois tópicos anteriores. Quando alguém busca qualquer termo no Google, aparecem milhares e até milhões de resultados. Ou seja, nem sempre o seu conteúdo será destaque. Para garantir que ele seja e gerar tráfego para o seu site ou blog, é preciso saber, por exemplo, quais termos e assuntos as pessoas costumam digitar quando procuram por algo relacionado à sua empresa.
Aí, dá para oferecer conteúdos que de fato atraiam, além de usar e abusar das técnicas de SEO (leia mais aqui). Sem falar que se você oferecer um conteúdo bacana em troca de o visitante preencher um formulário, as chances de ele realizar esse procedimento crescem.
Faça testes A/B
Um botão azul no seu site no qual esteja escrito “Clique aqui e compre” pode ser menos eficaz que um vermelho que diz “Compre aqui e comece e usar já”. Não dá pra saber o que funciona melhor e gera mais cliques. Por isso, o teste A/B permite que o botão apareça de um jeito para um certo número de visitantes e de outro jeito para o restante. Depois de um tempo, você pode checar qual modelo funcionou mais e adotá-lo como padrão.
Faça contato com os leads qualificados
Percebeu que algum visitante está de fato interessado no seu produto ou serviço? Peça à equipe de vendas para fazer contato com ele. Neste caso, pode ser importante algum sistema de automação de marketing. Há sistemas que observam a atividade do possível cliente na internet, os sites que ele visitou, as buscas que fez, etc.
Com isso, sua empresa pode ter insights importantes para abordá-lo na hora certa, com ofertas que de fato agradem e com um vendedor que sabe exatamente o que aquele possível cliente quer ou precisa.
Conclusão
Como tudo no marketing, a estratégia do seu funil de vendas pode mudar a qualquer momento, seja por alterações no mercado ou no comportamento do público, por exemplo. Por isso, analisar constantemente seus resultados é algo fundamental e permite identificar oportunidades e ameaças que surgem a todo momento.
Quer turbinar seu funil de vendas e gerar muito mais valor para o seu cliente e resultado para a sua empresa? A A&P Web pode te ajudar.