As hashtags se tornaram uma parte bem importante do marketing digital e estão em praticamente todos os posts que você visualiza nas redes sociais. No fim do texto, aparece a cerquilha, aquele sinal que muitos chamam de “jogo da velha”, acompanhado de uma palavra, frase ou expressão, teoricamente, relacionada com o conteúdo da postagem.
Tudo pra deixar o post mais bonito ou mais engraçadinho, com o uso de um termo mais descontraído, certo? Errado! Na verdade, pode até acontecer, mas a hashtag é muito mais que uma questão estética. Ela funciona como um guia que contribui para que o conteúdo da sua marca seja visto pelas pessoas certas. E para que as pessoas que estão em busca de determinada informação encontrem o que precisam.
O que são as hashtags e como elas funcionam?
Uma das ferramentas mais importantes do marketing de conteúdo, a hashtag é capaz de criar um hiperlink que direciona para o seu post usuários que buscam algo sobre aquele tema. Esse recurso permite, inclusive, que pessoas que não te seguem encontrem o conteúdo que você produziu com base no assunto.
Ela é um recurso bom para os especialistas em marketing digital. As hashtags ajudam a criar conteúdos otimizados e permitem ao público, com poucos cliques, encontrar muita informação sobre determinado tema. Além disso, as hashtags ajudam o usuário a achar outras pessoas (não marcas) que falam sobre o assunto, ver o que elas têm comentado e interagir com elas.
Como usá-las?
Teoricamente, é só digitar “jogo da velha” e a palavra escolhida, como #marketing. Mas, na prática, apenas isso não é suficiente para garantir o sucesso do seu post e há algumas regras básicas que devem ser seguidas:
- Não cometa erros de ortografia (ou de digitação)! Se escrita de maneira errada, a hashtag não tem valor;
- Não quebre uma frase em várias hashtags. Ninguém vai pesquisar separadamente os termos #como #usar #hashtags #nas #redes #sociais;
- Mas também não faça o oposto: #comousarhashtagsnasredessociais é um termo muito longo e confuso, que não dará o resultado esperado.
Dicas para o uso de hashtags
Além das questões indicadas acima, que precisam ser seguidas, há alguns pontos que ajudam a melhorar o desempenho do seu post e o sucesso das suas campanhas digitais. São dicas que muitas vezes exigem criatividade, te ajudam a identificar as melhores hashtags e contribuem para que o seu conteúdo seja visto por pessoas de fato engajadas com o assunto:
- Foque nos termos que têm relação com o seu conteúdo, não somente naqueles que geram mais buscas. Caso contrário, você pode se “queimar” com o público;
- Cuidados com termos muito amplos. Se você falar de marketing digital, mas usar apenas #digital, vai atrair muita gente que está interessada em outros conteúdos relacionados ao universo digital e não no seu post;
- Caso o termo escolhido conte com mais de uma palavra, usar maiúsculas e minúsculas pode facilitar a leitura. Assim: #MarketingDigital;
- Dê uma olhada no que seus concorrentes têm feito, mas apenas para buscar uma referência e não para copiá-los;
- Crie hashtags específicas para a sua marca e trabalhe para fazer com que elas viralizem. #DiaDoDesconto, por exemplo;
- Use o buscador da própria rede social para identificar hashtags interessantes. Quando você digita as primeiras letras de certa palavra, ele oferece sugestões de complementos com termos que estão em alta.
Por fim, vale deixar claro que não existe fórmula mágica para ter sucesso com o uso das hashtags. Muitas vezes, o bom resultado depende de pesquisa e de saber, especialmente, como funciona cada rede social. O estilo e a quantidade de hashtags considerada ideal varia de uma rede social para outra. Por isso, contar com o apoio de uma agência de marketing pode fazer toda a diferença.