A técnica SEO, sigla de Search Engine Optimization, é a carta na manga dos produtores de conteúdo digital. Sem ela, fica muito difícil ocupar o topo das buscas no Google, posição tão almejada pelos donos de site. Esse artigo tem o objetivo de te ajudar a impulsionar sites, blogs e páginas da web, mostrando o que contribui e atrapalha nesse processo. Para além do texto, vamos compartilhar o que dizem os especialistas sobre como deve ser a estrutura de um site para que ele não impeça o trabalho das estratégias da escrita otimizada.
O site precisa oferecer boa usabilidade, conquistar autoridade no mercado e proporcionar uma leitura das páginas ao Google, tudo isso de forma orgânica. São essas as metas do SEO. E, para alcançá-las, nada melhor do que estratégia e planejamento. Não basta ter um conteúdo bem escrito, a técnica vai além do texto. Vamos entender como, a seguir.
Saiba como a estrutura do site influencia o destaque no Google
São inúmeras as variáveis utilizadas pelo Google para definir o posicionamento das páginas nos mecanismos de busca. Entre elas estão os elementos de um site, que podem ou não ser facilmente interpretados pelos robôs. Dois erros são muito comuns ao construir uma página e apresentar saídas. Confira.
- Uso excessivo de imagem. Páginas muito carregadas de figuras causam uma grande confusão nos robôs. Por isso, na hora de colocar imagens em um post, não deixe de adicionar uma descrição completa. Isso ajuda a provar que elas são relevantes para o conteúdo.
- Uso de Flash e Javascript. O buscador tem dificuldade de ler essas ferramentas, por isso, quando puder é bom evitá-las. Quando não for possível, apresente uma cópia com texto claro, sem imagens de todo o conteúdo baseado em Flash. Além disso, não exige dos visitantes suporte a Javascript para a navegação ser funcional.
Ainda sobre o uso de imagens, tenha muito cuidado. O uso excessivo pode deixar o carregamento da página lento, além de prejudicar o visual do site. No mais, conteúdos ruins são automaticamente rebaixados pelos algoritmos do Google, sem falar na credibilidade que pode ser abalada.
Nós mostramos o que não ajuda um site a ser o escolhido pelo Google. Mas o que a estrutura de um site precisa ter para torná-lo inteligente para SEO? Vamos listar aqui dois diferenciais nessa corrida por visibilidade.
- Estrutura de URLs do site. A URL de cada página deve descrever o conteúdo e ser curta. Para isso, deve se basear nas palavras-chave, separar as palavras com hífen e usar letras minúsculas. Outra preocupação está na mudança de URL e no domínio com www ou sem www, para isso, deve utilizar o redirecionamento 301 ou redirecionamento permanente.
- Mapa do site. Ter um ficheiro com a lista das páginas web do site é importante. É uma forma de garantir que todo o conteúdo do seu site seja encontrado. Lembra do Google Bot? Ele vai ler esse ficheiro e rastrear o site de forma mais inteligente.
Como o SEO e o Google funcionam?
A relação entre a técnica SEO e o Google é de recompensa mútua. A técnica, que privilegia a otimização facilita o trabalho da ferramenta de busca, ao possibilitar rastrear as melhores respostas ao usuário, utilizando estratégias específicas. Em contrapartida, o Google premia gratuitamente os sites adeptos do SEO, proporcionando-os visibilidade.
Essa varredura pela web de novos conteúdos para armazenamento ou por atualizações recentes é feita pelo Google Bot. Ou popularmente conhecidos como robôs do Google. O que se pode ver é que o alcance do que produzimos na internet depende de um conjunto de fatores. É preciso que haja muito estudo para que não sejamos passados para trás pelos algoritmos.
Imagine que entre você digitar a sua pesquisa e clicar nos resultados do Google, muitas conexões são feitas. O que acontece nesse intervalo de tempo é o segredo do gigante das buscas. O papel dos especialistas é tentar desvendar, através de estratégias, a inteligência desse mecanismo e colocar o Google a nosso favor.
Conclusão
Como vimos, a técnica SEO é uma ferramenta muito importante para colocar o seu site no topo de buscas do Google. Mas aprendemos também que se preocupar apenas com o conteúdo, não é o suficiente. Precisamos enxergar a web como um território que é alimentado por um conjunto de fatores. Aproveite as nossas dicas e coloque o seu site no lugar de destaque que você sempre sonhou.