SEO Áudio – como usar isso a seu favor

Julie Garcia

Texto por Julie Garcia
Coordenadora de Conteúdo e Qualidade na A&P Web


Se você está otimizando seu site apenas para visualizações, você está com um problemão. É necessário também otimizar o áudio, caso sua marca queira acompanhar o crescimento das pesquisas ativadas por voz. Cerca de 20% das pesquisas no Google são feitas por ajudantes como Alexa ou Siri, e em breve, esse número só irá aumentar.

Pesquisa por áudio é tão diferente assim?

Muitas pessoas usam os assistentes virtuais e falam com eles como se fossem pessoas, não apenas falando “palavras-chave”, mas sim, sentenças completas. Se estivessem pesquisando diretamente na pesquisa do Google, estariam digitando menos. Como estão falando, utilizam mais palavras. Além disso, as palavras do começo da pergunta (quem? como? quando? quanto?) geralmente indicam a intenção do pesquisador. Se ele pergunta “qual a diferença entre tangerina e mexerica”, ele está apenas pesquisando. Mas se pergunta “onde posso comprar tangerinas” ou “quanto custa um saco de tangerinas”, ele está muito mais próximo de tomar uma atitude de compra.

Mas como otimizar meu site?

Agora, vamos nos concentrar em três etapas principais para deixar seu site no topo das pesquisas (ou seja, classificações mais altas) para os ouvidos dos pesquisadores de voz. Além disso, essas dicas ajudam todos os seus seguidores e leitores.

1. Otimize para velocidade

O Google valoriza a velocidade para todos, mas principalmente para pesquisas por voz. Quem pesquisa por voz, quer respostas rápidas. Elas não vão esperar mais de 10 segundos por uma resposta, e caso seu site não seja rápido, elas irão perguntar novamente, de outra maneira – que talvez não dê resultados para o seu site. Verifique a velocidade de carregamento da sua página e, se você acha que pode fazer melhorias, faça-o o mais rápido possível, pois sua classificação depende disso. É muito importante ter um conteúdo otimizado no seu site.

2. Foco no conteúdo

O conteúdo é sua ferramenta de marketing mais preciosa. Dedique-se à ela. O conteúdo de formato curto pode ser particularmente eficaz para pesquisas de áudio. Como as pessoas costumam fazer perguntas na pesquisa por voz, elas procuram conteúdo que fornece respostas simples e abrangentes. Se seus artigos fornecerem esse conhecimento em um formato eficiente, seu conteúdo poderá se qualificar para os snippets de recursos do Google, também conhecidos como posição zero (e geralmente o que é lido em voz alta para quem está pesquisando).

3. Conteúdo otimizado para celulares e tablets

Considerando que as pessoas usam assistentes de voz e comandos de voz principalmente em celulares, é importante otimizar suas páginas para eles (o que faz muito sentido, dada a abordagem do Google para celulares). Se o seu conteúdo oferece o que os pesquisadores e leitores de celulares querem, ele minimiza a taxa de rejeição, o que agrada aos mecanismos de pesquisa. Ou seja – VITÓRIA! Mas lembre-se que seu site deve ser projetado responsivamente, e que você deve dar um passo adiante. Verifique visualmente o conteúdo do seu site para ver como ele é exibido em vários tipos de dispositivos móveis com diferentes resoluções. Se necessário, ajuste fotos, tipografia e ícones para melhor legibilidade.

A conclusão que tiramos disso é que à medida que a tecnologia avança, o comportamento do usuário vai se adaptando. Assistentes de voz são cada vez mais populares e prometem evoluir cada vez mais, e o uso do conteúdo ativado por voz pelos consumidores só vai crescer. É importante pensar como se você estivesse fazendo a pesquisa e entender seus leitores ao produzir conteúdo e otimizar o site. O melhor é que você não precisa se concentrar apenas no SEO áudio no lugar do SEO de não-áudio, porque, em geral, o que é bom para um, é bom para o outro.

E você? O que pensa dos assistentes de voz? Já tem um em casa? Conta mais pra gente! E já sabe, né? Se precisar de ajuda para otimizar seu site, conte conosco na A&P Web.

Instagram – Como melhorar o engajamento na rede social