Tendências visuais 2020

Por Rodrigo C. Furlan
Analista de Criação e Desenvolvimento na A&P WEB


Parte essencial de uma boa campanha é a composição visual. A disposição correta de cores e formas é o primeiro fator para despertar o interesse do seu público e o ponto de partida para a absorção e correlação de conteúdo.

Confira também no blog da A&P Web: Como melhorar o desempenho dos seus Stories no Instagram

O Shutterstock, provedor global de imagens, vídeos e músicas licenciadas, publicou em sua plataforma uma lista de tendências esperadas para 2020 baseada em dados de pesquisas feitas por milhões de usuários. Neste texto vou explorar os resultados brasileiros, suas origens e ideologias de forma breve.

Tendências para o Brasil

As tendências brasileiras apresentadas são, sem surpresa, notavelmente vívidas e miscigenadas. Cores fortes e vivas e padrões extremamente ricos.

Gold Thai design

Gold Thai design

Característico da cultura Tailandesa, uma indústria emergente e cheia de potencial, a popularização do design do padrão dourado é um reflexo do desenvolvimento da arte e setor criativo fortemente atrelado a raiz cultural do país.

Padrões chamativos, impossíveis de passarem despercebidos por sua qualidade e complexidade intrínsecas. Mais do que uma tendência de design acolhida por designers, são obras artesanais, originalmente feitas em ouro, que refletem a riqueza e disciplina do povo tailandês.

Retro Pop

Retro Pop

Pop Art foi um movimento surgido nos Estados Unidos e Reino Unido nos anos 1950. O movimento nasceu da ideologia de cultura de massa, ideologia contraria ao formato tradicional de arte. São produções opostas ao elitismo, predominantemente baseada em veículos populares e de valor banal (da época) como quadrinhos e artes publicitárias. Tem como forte característica a ironia e uso mecânico de produção, assim como a remoção e isolamento de objetos de seu contexto original e sua combinação com materiais não relacionados. 

Referências fortes com muito espaço para criatividade e projetos inovadores em 2020. Esta foi uma pequena análise focada nos resultados apurados no Brasil, não deixe de explorar diferentes culturas e expandir seu repertório para aprimorar seu trabalho.

Confira também no blog da A&P Web: Marketing no YouTube: Como seus vídeos são descobertos pelo público